sábado, 8 de setembro de 2012

Opinião - As Aventuras de Sherlock Holmes III

Arthur Conan Doyle

Titulo: As Aventuras de Sherlock Holmes III
Autor: Arthur Conan Doyle

Titulo Original: The Adventures of Sherlock Holmes
Ano de Publicação Original: 1892

Editora: Diário de Noticias
Ano: 2009
Tradutor: ??
Páginas: 95
ISBN: 9789895545742

Sinopse: As Aventuras de Sherlock Holmes, publicado pela primeira vez em 1892, reúnem doze contos publicados inicialmente entre 1891 e 1892 na revista The Strand. Nesta colectânea podemos encontrar, entre outros casos, Um Escândalo na Boémia, que gira à volta da astuta Irene Adler, Um Caso de Identidade, A Faixa Malhada ou O Mistério do Vale Boscombe.

Sempre coadjuvado pelo inestimável Doutor Watson, Sherlock Holmes nunca deixa por resolver os casos que lhe são apresentados. Graças ao seu método lógico-dedutivo, Holmes consegue sempre surpreender os leitores com as suas deduções, recorrendo às coisas mais triviais para solucionar mistérios aparentemente insolvíveis, com a inteligência e a acutilância que o transformaram numa das mais brilhantes e fascinantes personagens da literatura policial.

Opinião: Terminei a leitura do último volume de As Aventuras de Sherlock Holmes, desta vez com os contos A Liga dos Cabeças Vermelhas, O Solteirão Nobre e As Faias Cor de Cobre. Deixo-vos aqui a minha opinião:

A Liga dos Cabeças Vermelhas – Gostei bastante desta história, com um mistério bem conseguido e um enredo envolvente apesar de ser naturalmente curta.

O Solteirão Nobre – Este é mais um conto que não tem propriamente um crime e sim um mistério, mas a história é engraçada e inicialmente parece mais complicada do realmente o é.

As Faias Cor de Cobre – Embora um pouco previsível esta história também me agradou, gostei imenso da personagem de Violet Hunter pela sua curiosidade, audácia e coragem.

Em resumo passei umas horas agradáveis com a leitura destas aventuras, embora tenha ficado com a minha dose de Sherlock Holmes por uns tempos. Não sou muito entusiasta de contos, por norma prefiro histórias mais longas, com mais personagens e mais profundamente caracterizadas, mas soube-me bem desta vez para variar ler estas histórias mais pequenas e mais leves.

Actualmente abundam os romances policiais nórdicos com enredos complicados e repletos de suspense e as séries televisivas americanas com a sua ciência forense e evoluidíssimos programas informáticos, mas se pensarmos que estes livros foram escritos há 120 anos não posso deixar de achar a imaginação de Arthur Conan Doyle brilhante e Sherlock Holmes um dos melhores protagonistas de romances policiais de sempre.

Achei curioso o sentido de justiça de Arthur Conan Doyle. Pelo menos nestes contos os culpados quase nunca vão presos (apenas um deles) e são castigados de outras formas, algumas delas bastante peculiares.

Tenho apenas a apontar como aspectos negativos factos relacionados com esta edição em específico, e que são como já mencionei o facto de não haver referencia ao tradutor, o faltarem 2 contos da colectânea original (The Adventures of the Engineers Thumb e The Adventure of the Beryl Coronet) e ainda a fraca qualidade das capas que ficam bastante danificadas por andarem 2 ou 3 dias numa mala. Contudo se tiver em conta o preço económico a que estes livrinhos foram adquiridos as faltas são mais desculpáveis…





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt