sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sugestão de Leitura - Joseph Anton - Uma Memória de Salman Rushdie


A minha escolha para esta semana é:

Salman Rushdie

Titulo: Joseph Anton - Uma Memória
Autor: Salman Rushdie
Editora: Dom Quixote
Lançamento: Setembro de 2012
Páginas: 736
ISBN: 9789722050890

Sinopse: No dia 14 de Fevereiro de 1989, Dia dos Namorados, Salman recebeu um telefonema de uma jornalista da BBC a dizer-lhe que fora «condenado à morte» pelo aiatola Khomeini. Era a primeira vez que ouvia a palavra fatwa. O seu crime? Ter escrito um romance intitulado Os Versículos Satânicos, que era acusado de ser «contra o Islão, o Profeta e o Alcorão».

Assim começa a extraordinária história de um escritor obrigado a passar à clandestinidade, mudando de casa para casa, com a presença constante de uma equipa de proteção policial armada. Pediram-lhe que escolhesse um pseudónimo pelo qual a polícia pudesse tratá-lo. Ele pensou nos escritores de que mais gostava e em combinações dos seus nomes; ocorreram-lhe então Conrad e Tchékhov - Joseph Anton.

Como vivem um escritor e a sua família com a ameaça de assassínio durante mais de nove anos? Como continua ele a trabalhar? Como se apaixona e desapaixona? Como é que o desespero molda os seus pensamentos e acções, como e porquê tropeça, como aprende a ripostar?
Nestas notáveis memórias, Rushdie narra pela primeira vez essa história: a história de uma das batalhas cruciais do nosso tempo pela liberdade de expressão. Fala das realidades, umas vezes sinistras, outras cómicas, da coabitação com polícias armados e dos estreitos laços que se forjaram com os seus protetores; da sua luta para obter o apoio e a compreensão de governos, chefes de serviços de informações, editores, jornalistas e colegas escritores; e de como recuperou a liberdade.

Este é um livro de excecional franqueza e honestidade, empolgante, provocatório, comovente e de vital importância. Porque aquilo que aconteceu a Salman Rushdie foi o primeiro ato de um drama que continua a desenrolar-se todos os dias algures no mundo.

Criticas:

Los Angeles Times: « Rushdie’s ideas—about society, about culture, about politics—are embedded in his stories and in the interlocking momentum with which he tells them. . . . All of Rushdie’s synthesizing energy, the way he brings together ancient myth and old story, contemporary incident and archetypal emotion, transfigures reason into a waking dream..»
Time: “Everywhere [Rushdie] takes us there is both love and war, in strange and terrifying combinations, painted in swaying, swirling, world-eating prose that annihilates the borders between East and West, love and hate, private lives and the history they make."
The New York Times: “Swift in Gulliver’s Travels, Voltaire in Candide, Sterne in Tristram Shandy . . . Salman Rushdie, it seems to me, is very much a latter-day member of their company "
Nadine Gordimer: “The most original imagination writing today.”


Motivo da Escolha: Em 1989 já tinha idade suficiente para que hoje me recorde deste incidente que correu os jornais e deixou meio mundo apreensivo e com grande curiosidade em ler um livro que “condenou” o seu escritor à morte. Também eu comprei “Os Versículos Satânicos” pouco depois embora a minha relativa imaturidade literária tenha feito com que após uma ou duas tentativas pouco convictas o livro tenha ficado arrumado numa prateleira escondida até hoje.
Hoje no entanto tenho bastante curiosidade em saber o que foi a vida deste escritor nos anos seguintes pelo que acho este livro deve ser muito interessante e o recomendo esta semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt