sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Opinião – Os Jogos da Fome - Os Jogos da Fome - Livro I

Suzanne Collins


Titulo: Os Jogos da Fome (trilogia Os Jogos da Fome - livro I)
Autor: Suzanne Collins

Titulo Original: The Hunger Games
Ano de Publicação Original: 2008

Editora: Editorial Presença
Ano: 2012
Tradutor: Jaime Araújo
Páginas: 254
ISBN: 9789722342391

Sinopse: Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

Opinião: Comprei esta trilogia num impulso há uns meses atrás numa promoção do site da Editorial Presença . Comprar por impulso não é uma coisa que faça frequentemente, mas de vez em quando apetece-me. O que é certo é que lhes peguei agora da mesma forma... por impulso.

Gosto de literatura fantástica e de distopias este livro tem um bocadinho de ambos numa versão juvenil.  A ideia inicial descrita na sinopse pareceu-me excelente e de uma maneira geral posso dizer que gostei da história mesmo que algumas partes me tenham "irritado"um bocado.

Foi fácil simpatizar com a personagem principal, Katniss, com a sua rebeldia, dedicação, perseverança, mas o seu lado romântico é um autentico desastre, por vezes chega a dar vontade de lhe dar um abanão.

A escrita da autora é simples, por vezes demasiado simples, mas tem ritmo e consegue envolver-nos na leitura, pelo que posso afirmar que me proporcionou umas horinhas descontraídas.

Mesmo com alguns aspetos menos conseguidos como as indecisões / ingenuidade da protagonista ou a forma superficial como é relatada a violência dos Jogos, foi um livro que li num ápice e que deixou vontade de ler o segundo.

Na realidade se pensar bem é um livro destinado ao publico juvenil e visto desse ponto de vista cumpre o seu objetivo. Acho mesmo que o tivesse lido há uns bons anos atrás teria gostado imenso. Nesta altura, recomendo a leitores mais jovens ou mesmo aos menos jovens que procurem uma leitura descontraída que entretenha sem exigir muito.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt