quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Opinião – Tieta do Agreste - Vol.II

Jorge Amado


Titulo: Tieta do Agreste - Vol.II
Autor: Jorge Amado

Titulo Original: n/a
Ano de Publicação Original: 1977

Editora: Planeta DeAgostini
Ano: 2002
Tradutor: n/a
Páginas: 339
ISBN: 9727476368

Sinopse: Sentado à mesa de despachos do prefeito, Ascânio Trindade estuda o programa de festejos da inauguração da Luz da Hidrelética, a ser apresentado à Câmara Municipal para a devida aprovação, em sessão próxima. Cabos e fios devem chegar a Agreste dentro de um mês, mais ou menos, segundo o cálculo dos engenheiros. Ascânio pretende celebração à altura do evento - os postes de Paulo Afonso representam o primeiro, histórico passo do município caminho de volta à prosperidade. Quem sabe, além dos engenheiros, comparecerá algum diretor da Companhia do Vale de São Francisco, um bam-bam-bam da política, do governo federal?

Opinião: Posso afirmar que foi com prazer e bastante divertimento que completei a leitura deste livro de Jorge Amado e acompanhei os momentos finais da visita de Tieta a Agreste, assim como a evolução dos restantes personagens. Já tinha mencionado no meu comentário sobre o primeiro volume que gosto imenso das personagens de Jorge Amado, e que este livro está repleto delas, pelo que seguir a sua transformação neste segundo volume foi deveras interessante. Sim porque com raras excepções como Perpétua ou Bafo de Bode que são constantes, quase todas as restantes personagens sofrem transformações no decorrer da história, algumas bastante marcantes como Ascânio que passa de politico exemplar a corrupto bem intencionado ou Ricardo que de ingénuo seminarista se transforma no sedutor da cidade.

A escrita do autor é típica da época e do lugar o que nos consegue inserir muito bem na história e nos cenários. A forma como nos relato os acontecimentos é muito original e por vezes hilariante, sobretudo nos capítulos em que interrompe a narrativa para nos dar os seus "palpites". Os títulos dos capítulos por vezes conseguiram mesmo arrancar-me uma gargalhada em locais pouco apropriados (um destes dias internam-me :) ).

Resumindo, embora na minha opinião não esteja ao nível de Capitães da Areia ao qual fiquei absolutamente rendida quando o li há alguns anos atrás, é mais um bom livro deste autor, que me proporcionou umas boas horas de leitura, por vezes de pura diversão mas também de reflexão sobre a motivação humana e os erros que por vezes cometemos na melhor das intenções... Por tudo isto recomendo a leitura ou releitura deste livro e a minha avaliação é 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt