terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Opinião – Em Chamas - Os Jogos da Fome - Livro II



Titulo: Em Chamas (trilogia Os Jogos da Fome - livro II)
Autor: Suzanne Collins

Titulo Original: Catching Fire
Ano de Publicação Original: 2009

Editora: Editorial Presença
Ano: 2012 (8ª edição)
Tradutor: Jaime Araújo
Páginas: 265
ISBN: 9789722344425

Sinopse: Depois de no primeiro volume Katniss se oferecer para substituir a irmã mais nova nos Jogos da Fome, que têm como lema «matar ou morrer», contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Os dois jovens Katniss e Peeta tornaram-se agora os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar… Um ritmo constante de adrenalina numa obra que promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano.

Opinião: Lida a segunda parte desta trilogia dos Jogos da Fome, a minha opinião não se alterou significativamente, ou seja continuei a achar esta história bastante interessante no entanto não posso evitar pensar como poderia ter ficado bem melhor se tivesse sido escrita para adultos explorando melhor alguns aspetos dos Jogos e da distopia.

No entanto como se nota pelo tempo que levei para ler este livro (4 dias para quem dispõe de pouco tempo como eu é rapidíssimo) o ritmo continua rápido, e a autora consegue manter o suspense ao ponto de nos fazer querer saber sempre mais.

As personagens estão bem definidas embora algumas um pouco estereotipadas, criando uma empatia fácil e rápida. Penso até que este segundo volume ganha alguns pontinhos com a inserção de mais personagens adultas.

A escrita como é normal mantem-se simples, mas penso que seja o pretendido para um livro que visa essencialmente o púbico juvenil.

Em resumo é uma sequela que não perde o interesse narrativo relativamente ao primeiro volume, consegue prender o leitor proporcionando uma leitura agradável e descontraída.

Assim não me alongo mais nesta opinião, parto para a leitura do terceiro volume para depois poder dar uma opinião final, e mantenho a classificação que atribuí ao primeiro volume.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt