sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Opinião – A Revolta - Os Jogos da Fome - Livro III

Suzanne Collins


Titulo: A Revolta (trilogia Os Jogos da Fome - livro III)
Autor: Suzanne Collins

Titulo Original: Mockingjay
Ano de Publicação Original: 2010

Editora: Editorial Presença
Ano: 2012 (6ª edição)
Tradutor: Jaime Araújo
Páginas: 275
ISBN: 9789722346535


Sinopse: Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…

Opinião: Chego ao fim desta trilogia com bastante satisfação pois embora não seja de forma alguma uma obra prima da literatura, foi sem qualquer duvida uma leitura agradável, com um ritmo rápido e envolvente que conseguiu prender-me a atenção e proporcionar-me umas horas bem passadas.

Não vou entrar em grandes detalhes sobre o desenvolvimento da história para não estragar a leitura a quem ainda não leu, por isso vou limitar-me a dizer que gostei do final que reserva algumas surpresas umas mais previsíveis que outras mas relativamente bem estruturadas.

Este terceiro volume embora se mantenha destinado a um publico juvenil, consegue no entanto um pouco mais de realismo seja na descrição das cenas de violência como até no facto de sacrificar algumas personagens importantes. Finalmente a personagem do Gale que nos 2 primeiros livros aparecia algo indefinida ganha algum destaque e conseguimos conhecê-lo melhor, embora as indecisões da Katniss se mantenham irritantemente presentes até ao final.

Em resumo na minha opinião esta é uma trilogia que cumpre os seus objectivos, se tivermos em conta o publico alvo. Entretém,  tem um enredo bem pensado e com alguma originalidade e acho até que consegue passar um alerta importante sobre como por vezes quando pensamos que estamos a mudar radicalmente, conseguimos dar uma volta de 360º, ou seja quando olhamos à volta "só mudaram as moscas"...



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt