sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Sugestão de Leitura - Arco-Íris da Gravidade

Thomas Pynchon

Titulo: Arco-Íris da Gravidade
Autor: Thomas Pynchon
Titulo Original: Gravity's Rainbow
Ano da edição original: 1973

Editora: Bertrand Editora
Lançamento: Outubro de 2012
Páginas: 1024
ISBN: 9789722525121


Sinopse: Vencedor do National Book Award, Arco-Íris da Gravidade é um épico pós-moderno.
A sua narrativa alargada, enciclopédica e a fina análise do impacto da tecnologia na sociedade tornaram-no um livro de culto e a grande obra representativa da segunda metade do século XX.

Criticas: 

Times - «Um dos 100 melhores romances de sempre.»

Revista Time - «Uma Mad Comic metafísica, fenomenológica e tecnológica.»

New York Times - «Arco-Íris da Gravidade é de uma densidade esmagadora e de uma elaboração compulsiva, é tolo, obsceno, engraçado, pastoral, histórico, filosófico, poético, monótono, inspirado, tenebroso, frio, empolgado, desolado e maldito.»

Time - «Pynchon é como uma daquelas partículas atómicas de grande energia que nunca se veem mas cuja existência é inferida pelo rasto que vão deixando atrás de si.»

Don DeLillo - «A escala da sua obra ajudou-nos a localizar a nossa ficção não apenas em pequenos cantos anónimos, humanos e essenciais, como também lá fora, na vastidão de uma imaginação elevada e dos sonhos coletivos.»

Motivo da Escolha: A sinopse é curta e pouco elucidativa, no entanto há tanto tempo que leio e ouço falar deste livro que tenho imensa vontade de tentar lê-lo. E digo tentar porque não sei se serei capaz, o que sei é que são 1024 páginas de uma obra que em conjunto com o Ulysses de James Joyce tem sido considerada como um enorme desafio para a maioria dos leitores. É verdade é que gosto desafios, mas às vezes dou por mim a tentar dar passos maiores que as pernas. Apesar disso não quero deixar de tentar ler este livro considerado uma das obras maiores do século XX e que aguardou 39 anos por uma tradução portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt