domingo, 3 de fevereiro de 2013

Conexão - Romeu e Julieta - A Paixão de Shakespeare

Esta é uma nova rubrica que tive vontade de acrescentar ao blogue. O que me proponho a fazer é sempre que termine a leitura de um livro divulgar / opinar sobre algo relacionado com o livro prefencialmente noutro campo que não a literatura. Sempre que os livros em questão tiverem adaptações ao cinema será essa a escolha, mas também poderão ser musicas, documentários, fotografias, pinturas, enfim o que me vier à ideia na altura.

E para começar nada melhor que um livro do qual já foram feitas inúmeras adaptações ao cinema, estando inclusive uma nova adaptação em pós-produção, com estreia prevista para Outubro deste ano. Assim no caso deste livro o difícil foi escolher, mas optei por:


Titulo: A Paixão de Shakespeare
Titulo Original: Shakespeare in Love
Ano: 1998
Realizador: John Madden
Elenco: Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow, Geoffrey Rush, Colin Firth, Ben Affleck e Judi Dench.

Na Londres de finais do século XVI, o irreverente dramaturgo William Shakespeare procura inspiração para quebrar o bloqueio na escrita da sua nova peça “Romeu e Ethel, a Filha do Pirata”. Uma das suas maiores fãs é Viola de Lesseps, uma bela jovem aristocrata que sonha em tornar-se actriz. Como as mulheres não estão autorizadas a actuar em palco, Viola decide vestir-se de homem e assumir a identidade de Master Thomas Kent durante as audições. Mas Shakespeare descobre a sua verdadeira identidade e declara-lhe o seu amor. O romance secreto torna-se agora a inspiração para a peça, entretanto chamada “Romeu e Julieta”. Contudo, há dois segredos que Shakespeare terá de desvendar em relação ao seu novo amor...

Mesmo tendo ganho 7 Óscares, incluindo o de Melhor Filme, este é um filme que não caiu nas boas graças da crítica. Eu pelo contrário, gosto muito desta versão fantasiada da vida de Shakespeare. Acho a ideia de adaptar um livro ao cinema fantasiando a partir daí o que poderia ter sido a vida do autor muito criativa e no caso deste filme muito bem conseguida.

Repito aqui, o que já tinha dito na opinião que escrevi sobre o livro, que não sou uma criatura particularmente romântica, o que não me impede de gostar de uma boa história de amor, com ou sem final feliz, desde que credível, com emoção e personagens empáticas. Este filme para mim tem tudo isso, pelo que recomendo que seja visto em conjunto com a leitura do livro.

Citação:

Philip Henslowe: Mr. Fennyman, allow me to explain about the theatre business. The natural condition is one of insurmountable obstacles on the road to imminent disaster.
Hugh Fennyman: So what do we do?
Philip Henslowe: Nothing. Strangely enough, it all turns out well.
Hugh Fennyman: How?
Philip Henslowe: I don't know. It's a mystery.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt