domingo, 24 de março de 2013

Selo Blog de Outro Mundo

Este é o primeiro selo atribuído a este blogue e mesmo não sendo uma grande entusiasta deste tipo de iniciativas, sendo o primeiro e como as questões são de facto relacionadas com literatura aqui ficam as respostas.


Em primeiro lugar quero agradecer à Mira, a escriba do blogue A corte do Livros por se ter lembrado aqui deste cantinho e ter oferecido o selo. O blogue dela é um dos que vou seguindo regularmente e que acho que vale a pena. É um blogue mais direccionado para o género romance histórico de que eu também sou muito apreciadora. Sendo um blogue recente ainda não está muito divulgado, mas na minha opinião é muito promissor, por ser bastante original, tanto visualmente como na escolha dos termos, e pelas opiniões bem estruturadas e repletas de imagens e excertos. Visitem-no, estou certa que vão gostar.

Passemos então às regras do selo:


1) Colocá-lo no teu blog

2) Referir o link de quem te enviou

3) Dizer quais são as três coisas que mais gostas num livro e as três que mais odeias;

Cumpridas as 2 primeiras regras, aqui ficam as respostas à 3ª

"três coisas que mais gostas num livro"

1 - Uma história envolvente, que me faça sentir parte dela, daquelas que cada paragem na leitura é um sacrifício porque fico ansiosa por saber mais um pouco.

2 - Personagens bem caraterizadas, definidas, de fácil empatia. Sejam elas o herói ou o vilão da história, para gostar de um livro tenho de entender as personagens, saber o que as motiva, entrar nas suas mentes e ver as suas acções pela perspectiva delas. Mesmo que seja uma personagem misteriosa, que só se revele no final, não posso é terminar a leitura sem a compreender.

3 - Excelentes finais. Como já mencionei em algumas das minhas opiniões gosto de um final credível e preferencialmente pouco previsível. Não tem ser um final feliz, e pode até ser um final indefinido em que o autor só nos diz metade deixando o resto em aberto, mas tem de ser um final adequado à história, que não seja forçado nem soe a falso.

"três que mais odeias"

1 - Por oposição às que mais gosto serão histórias vagas, sem sentido aparente, ou banais. Incluo também aqui a escrita de má qualidade, e os livros cheios de gralhas.

2 - Personagens indefinidas, vagas, incompreensíveis.

3 - Finais despropositados, forçados, ou às vezes tão ridículos que arruínam toda a história.

4) Passar o selo a 5 (ou mais blogs) que consideres de outro mundo.

Esta regra vou optar por não cumprir, pelo menos não da forma mais usual. Não vou citar blogues e  passo o selo a todos os seguidores deste blogue que também tenham o seu blogue e que gostem deste tipo de iniciativas. Sintam-se à vontade para o usar :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt