sábado, 9 de março de 2013

Sugestão de Leitura - Amuleto de Roberto Bolaño

Roberto Bolaño


Titulo: Amuleto
Autor: Roberto Bolaño
Titulo Original: Amuleto
Ano da edição original: 1999

Editora: Quetzal
Lançamento: 8 de Março de 2013
Páginas: 176
ISBN: 9789897220883

Sinopse: A voz arrebatadora de Auxílio Lacouture narra um crime atroz e longínquo, que só será desvelado nas últimas páginas deste romance - no qual, de resto, não escasseiam crimes do quotidiano e crimes da formação do gosto artístico.
Uruguaia de meia-idade, alta e magra como Dom Quixote, Auxilio ficara escondida na casa de banho das mulheres durante a ocupação da Faculdade de Letras pela polícia, no México, em 1968. Nesses dias, os lavabos que lhe serviram de esconderijo converteram-se num túnel do tempo, a partir do qual se poderá avistar os anos vividos no México e os anos por viver.
No seu discurso rememora a poeta Lilian Serpas, que foi para a cama com Che, e o seu desafortunado filho; os poetas espanhóis León Filipe e Pedro Garfias, a quem Auxílio serviu como empregada doméstica voluntária; a pintora catalã Remedios Varo e a sua legião de gatos; o rei dos homossexuais da colónia Guerrero e o seu reino de terror gestual; Arturo Belano, uma das personagens centrais de Detetives Selvagens; e a última imagem de um assassínio esquecido.

Criticas:

Ignacio Martínez de Pisón, ABC - «Um romance belo e comovente. O seu criador consegue dar vida a uma personagem que ficará gravado na memória do leitor.»

Mihály Dés, Lateral - «Uma obra arriscada de uma concisão excecional.»

Motivo da escolha: Roberto Bolaño é o autor de um dos livros que mais gostei de ler no ano passado, 2666. Na altura fiquei com imensa vontade de voltar a ler este autor, e embora ainda não o tenha feito, já tenho mais outro livro na pilha de livros para ler. Este no entanto parece-me muito interessante, e de entre os livros lançados esta semana foi o que mais chamou a minha atenção, pelo que é mais um a juntar à minha extensa wishlist.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt