sábado, 16 de março de 2013

Sugestão de Leitura - O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo de Haruki Murakami

Haruki Murakami


Titulo: O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo
Autor: Haruki Murakami
Titulo Original: Sekai no owari to hādoboirudo wandārando
Ano da edição original: 1985

Editora: Casa das Letras
Lançamento: 12 de Março de 2013
Páginas: 572
ISBN: 9789724621548

Sinopse: Para se deslocar ao laboratório de um velho professor com fama de homem da Renascença do nosso tempo, um técnico informático apanha um elevador, lento ao ponto de uma pessoa não saber se está a subir ou a descer. À chegada, é recebido por uma jovem bonita e rechonchuda. O programador segue atrás da mulher vestida de cor-de-rosa por corredores que nunca mais acabam e por caminhos subterrâneos, aspirando profundamente a fragrância de melão que a nuca dela exala. No entanto, nem sequer ouve o rumor da respiração e é como se as palavras que lhe saem da boca chegassem aos seus ouvidos através de uma espessa parede de vidro. Às tantas, parece-lhe que a jovem de formas arredondadas terá dito qualquer coisa como «Marcel Proust». Marcel Proust? Bem-vindos ao impiedoso país das maravilhas.

Numa pequena e fantasmagórica cidade, rodeada por uma muralha que a separa do resto do mundo, vivem seres humanos privados da sombra e dos sentimentos. Habituados desde há muito a conviver tranquilamente com a ausência de emoções, todos se mostram satisfeitos e em paz. Ninguém envelhece, ninguém morre. A que se deve tal proeza? Aparentemente, ao facto de não terem coração. Com efeito, as pessoas deixam de ter sombra mal passam a viver dentro das muralhas. A esta cidade nos confins do mundo chega um jovem de trinta e cinco anos, que tem por missão ler «os velhos sonhos» nos crânios dos unicórnios. Com a ajuda da bibliotecária, que revela um apetite prodigioso até dizer basta, o programador propõe-se recolher recordações e fragmentos de outras vidas, pertencente a uma outra possível dimensão.

Criticas:

Jay McInerney - «O golpe de mestre que provocou o reconhecimento de Haruki Murakami a nível internacional.»

Motivo da escolha: Para quem já segue o blogue há algum tempo, nem preciso dizer nada sobre esta escolha, bem previsível. Para os que começaram agora, Haruki Murakami, é um dos meus escritores de eleição, pelo que nunca deixaria passar o novo lançamento de um dos seus livros sem o assinalar nesta rubrica. Escusado será dizer que o meu exemplar já está a caminho :)

2 comentários:

  1. Olá.
    E eu iria lá perder uma coisa destas? :)
    Logo que possível virá aumentar o peso na minha estante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Pois já somos 2 mas suspeito que seremos muitos mais :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt