quinta-feira, 18 de abril de 2013

Opinião – Nas Asas do Amanhã de Sarah Sundin

Sarah Sundin
Titulo: Nas Asas do Amanhã - Asas de Glória - Livro 3
Autor: Sarah Sundin

Titulo Original: Blue Skies Tomorrow
Ano de Publicação Original: 2011

Editora: Quinta Essência
Ano: 2013
Tradução: Dina Antunes
Páginas: 471
ISBN: 9789897260438

Sinopse: Quando o marido morre na guerra do Pacífico, Helen Carlisle oferece-se como voluntária para o esforço de guerra, a fim de ocultar os seus sentimentos. No entanto, manter a aparência de viúva inconsolável de um herói local está a deixar a sua marca. Em breve algo irá ceder. O tenente Raymond Novak prefere o púlpito ao cockpit. O seu trabalho a treinar pilotos de B-17 permite-lhe ter uma vida pessoal… e dá-lhe uma desculpa conveniente para ignorar o seu maior medo. Quando a bela Helen conquista o seu coração, ele mostra-se decidido a merecê-la e a desposá-la.

Ray e Helen veem-se então forçados a arriscar as suas reputações e as suas vidas; irão eles enfrentar e conquistar os desafios que têm pela frente? E poderá o seu jovem amor sobreviver até ao regresso da paz?

Cheio de drama, coragem e romance, Nas Asas do Amanhã encerra de forma magistral a popular série «Asas de Glória».


Opinião: Ganhei este livro num passatempo e sendo o terceiro de uma trilogia, durante algum tempo pensei em comprar os restantes antes de o ler. No entanto, uma vez que livros que têm como tema principal e quase exclusivo uma história de amor entre os protagonistas, raramente me impressionam, e sabendo que neste caso os livros embora interligados são independentes, resolvi ler este primeiro e decidir depois se vale a pena comprar os restantes. De vez em quando lá consigo ser sensata :)

Posto isto, peguei neste livro sem expetativas de maior, sabendo à partida que o tema central não é dos meus preferidos, tinha no entanto a esperança que a parte histórica compensasse.

O tema central tal como esperado é de facto a história de amor dos protagonistas, que nada tem de extraordinário, pelo contrário é previsível, morna e pouco original.

Os personagens estão relativamente bem caracterizados e a história baseia-se em grande parte na exploração dos seus receios e dos condicionamentos da mentalidade da época. Ray é um homem cheio de conflitos interiores, pouco autoconfiante e Helen uma mulher demasiado preocupada com o que pensam dela e traumatizada por ter sido vitima de violência doméstica. Ao longo da narrativa assistimos ao evoluir dos personagens com a superação dos seus medos e conflitos.

A abordagem que a autora dá a temas como a violência doméstica e o racismo,  face à mentalidade da época foram das partes que mais me agradaram neste livro.

A parte histórica está presente mas durante a primeira metade do livro é quase nula. Na segunda metade a parte histórica está mais presente na narrativa, mas sempre de uma forma bastante ligeira, de tal forma que dificilmente se pode considerar este livro um romance histórico. Pouco retive de importante sobre a época da II Guerra Mundial que não fizesse já parte da cultura geral da maioria de nós.

Posso mesmo afirmar que a primeira metade do livro estava já a tornar-se numa leitura bastante aborrecida,  até que sensivelmente a meio do livro os acontecimentos precipitam-se e a história ganha finalmente algum interesse. Interesse este que na minha opinião foi sempre aumentando até quase ao final da história. O final é todavia bastante previsível como quase todas histórias deste género.

A escrita da autora é simples, mas tirando algumas metáforas mal conseguidas e repetitivas (o coração de Helen está sempre às cambalhotas e página sim página não a personagem suga os lábios) não é má. A autora tem no entanto uma abordagem religiosa das situações que embora pretenda caracterizar as personagens e a época, torna-se muito cansativa de tão repetitiva.

Esta não foi de todo uma leitura inesquecível, mas serviu o propósito de me manter entretida, numa altura em que não andava com capacidade para leituras muito exigentes. Como pontos positivos destaco a abordagem do tema da violência doméstica que me pareceu bem conseguida, assim como o evoluir das personagens. Como pontos negativos a primeira parte da história que é aborrecida e insonsa, e o final completamente previsível.

Posto isto a minha classificação, pela facilidade de leitura,  algum entretenimento e abordagem de alguns temas interessantes, é de





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt