domingo, 14 de abril de 2013

Sugestão de Leitura - Debaixo de Algum Céu de Nuno Camarneiro

Outra das rubricas em falta era a Sugestão de leitura, e como não queria mesmo deixar de referenciar este livro, aqui fica a sugestão.

Nuno Camarneiro


Titulo: Debaixo de Algum Céu
Autor: Nuno Camarneiro
Titulo Original: n/a
Ano da edição original: 2013

Editora: Leya
Lançamento: 8 de Abril de 2013
Páginas: 200
ISBN: 9789896602390

Sinopse: Num prédio encostado à praia, homens, mulheres e crianças - vizinhos que se cruzam mas se desconhecem - andam à procura do que lhes falta: um pouco de paz, de música, de calor, de um deus que lhes sirva. Todas as janelas estão viradas para dentro e até o vento parece soprar em quem lá vive. Há uma viúva sozinha com um gato, um homem que se esconde a inventar futuros, o bebé que testa os pais desavindos, o reformado que constrói loucuras na cave, uma família quase quase normal, um padre com uma doença de fé, o apartamento vazio cheio dos que o deixaram. O elevador sobe cansado, a menina chora e os canos estrebucham. É esse o som dos dias, porque não há maneira de o medo se fazer ouvir.

A semana em que decorre esta história é bruscamente interrompida por uma tempestade que deixa o prédio sem luz e suspende as vidas das personagens - como uma bolha no tempo que permite pensar, rever o passado, perdoar, reagir, ser também mais vizinho. Entre o fim de um ano e o começo de outro, tudo pode realmente acontecer - e, pelo meio, nasce Cristo e salva-se um homem.

Embora numa cidade de província, e à beira-mar, este prédio fica mesmo ao virar da esquina, talvez o habitemos e não o saibamos.

Com imagens de extraordinário fulgor a que o autor nos habituou com o seu primeiro romance, Debaixo de Algum Céu retrata de forma límpida e comovente o purgatório que é a vida dos homens e a busca que cada um empreende pela redenção.

Criticas:

Júri do prémio Leya - "O júri destacou nesta obra o domínio e a segurança da escrita, a coerência com que é seguido o projecto, a força no desenho dos personagens e destaca a humanidade subjacente ao que poderá ser lido como uma alegoria do mundo contemporâneo."

Blogue Efeito dos Livros -  "Desde «O Retrato de Dorien Gray» de Oscar Wilde ou «O Filho de Mil Homens» de Valter Hugo Mãe que eu não me sentia tão arrebatada pelas palavras que se desenrolavam debaixo dos meus olhos."

Motivo da escolha: Mesmo sem ter lido o seu primeiro livro, desde que Nuno Camarneiro ganhou o Prémio Leya que fiquei muito curiosa relativamente a este livro.  A sinopse agrada-me, os critérios do júri do Prémio Leya, principalmente a parte relativa ao desenho das personagens, parecem-me excelentes, por isso é mais um livro a juntar a minha wishlist.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt