sábado, 27 de abril de 2013

Sugestão de Leitura - Uma Caneca de Tinta Irlandesa de Flann O'Brien

Flann O'Brien


Titulo: Uma Caneca de Tinta Irlandesa
Autor: Flann O'Brien
Titulo Original: At Swim-two-birds
Ano da edição original: 1939

Editora: Cavalo de Ferro
Lançamento: 27 de Março de 2013
Páginas: 256
ISBN: 9789896231552

Sinopse: Uma caneca de tinta irlandesa narra a história de um indolente estudante universitário, que habita com o seu tio em Dublin. Quando não está no bar mais próximo a beber cerveja com os amigos, ou na cama a dormir, este ocupa o seu tempo a escrever um romance revolucionário sobre um escritor medíocre chamado Dermot Trellis e as suas personagens absurdas que, a certa altura, cansadas da tirania do autor e, sobretudo, da sua péssima escrita, se rebelam, procurando vingar-se dele. Hilariante e inventivo, este famoso romance de Flann O'Brien, até hoje inédito em Portugal.

Criticas:

Time - «Uma das 100 melhores obras da literatura universal»

Anthony Burgess - «Sem quaisquer dúvidas um grande escritor... Flann O’Brien toma de assalto o nosso cérebro com palavras, estilo, magia, loucura e ilimitada inventividade.»

The Times - «Flann O’Brien é brilhante e inventivo, as suas histórias transformam o excêntrico
em normal e o normal em hilariante.»

Graham Greene - «"Uma caneca de tinta irlandesa" [At swim-two-birds] desde que apareceu ficou impresso na minha cabeça como um dos melhores livros do nosso século. Um livro entre milhares, na mesma linha de Ulysses e Tristram Shandy.... Li este livro com paixão, divertindo-me do início ao fim.»

Motivo da escolha: Este livro já  foi lançado há um mês e por pouco não o deixava passar despercebido. Penso que por se tratar de um autor já há muito falecido (1966) e uma editora pouco "badalada" este livro não teve a divulgação que merecia. O certo é que já o tinha na lista de livros sem tradução/edição em Portugal, e agora graças à Cavalo de Ferro vai direitinho para minha lista de livros a adquirir. Uma iniciativa que aplaudo e agradeço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt