terça-feira, 21 de maio de 2013

Novidades Antígona



40 HISTÓRIAS
Donald Barthelme

Lançamento - Maio 2013
Tradução - Paulo Faria

Sinopse: Alguns de nós andavam a ameaçar o nosso amigo Colby há já muito tempo, por causa do comportamento dele. E agora ele fora longe demais, por isso decidimos enforcá-lo.

40 Histórias (1987), uma das melhores introduções à obra de Donald Barthelme, é uma colectânea desconcertante devido à variedade de personagens e temas abordados (Paul Klee, Goethe, Sindbad e Barba-Azul, porcos-espinhos, divórcios, a vida em família e as idiossincrasias dos génios), aos diversos registos e ao retrato de situações quotidianas que resvalam subitamente para o absurdo, redundando numa sátira da vida contemporânea. Este conjunto de breves histórias inclui os melho­res contos dos anos 70 e 80, entre os quais os memoráveis «O Génio», «Frase» e «Porcos-Espinhos na Universidade», provas do humor ímpar e da perspicácia invulgar de Donald Barthelme.

Donald Barthelme (1931-1989), escritor norte-americano inédito em Por­tugal e vencedor do PEN/Faulkner Award em 1981, é uma das vozes mais singulares da ficção pós­-moderna. Colaborou assiduamente com diversos periódicos, entre os quais a revista The New Yorker. Distinguiu-se pelo seu estilo ficcional insólito (o barthelmismo, segundo Thomas Pynchon), caracterizado pela concisão, pela ironia e pela excentricidade com que aborda temas como a cultura popular e a política.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt