sábado, 11 de maio de 2013

Sugestão de Leitura - O Chalet das Cotovias de Carlos Ademar

Carlos Ademar


Titulo: O Chalet das Cotovias
Autor: Carlos Ademar
Titulo Original: n/a
Ano da edição original: 2013

Editora: Parsifal
Lançamento: 2 de Maio de 2013
Páginas: 332
ISBN: 9789899833333

Sinopse: Certa manhã de Agosto de 1936, Luís Lencastre, um advogado de Lisboa, saiu apressado do Café Gelo, no Rossio, para tomar o comboio com destino a Sintra. Momentos antes, soubera que Rosinha, a sua irmã mais nova, era uma das convidadas para o evento que ia decorrer no famoso Chalet das Cotovias, localizado naquela vila. Não voltou a ser visto com vida.
O Chalet das Cotovias era frequentado pelas figuras femininas da alta sociedade lisboeta. Mas além de saraus de poesia, exposições de pintura ou concertos musicais que o clube nele instalado promovia com alvoroço mediático, o palacete escondia outras actividades menos próprias perante uma sociedade que aos poucos abandonava o liberalismo de costumes adquirido ao longo da Primeira República: a realização de encontros lésbicos, envolvendo filhas ou mulheres de conhecidos políticos ou de importantes homens de negócios. O que tem a morte de Luís Lencastre que ver com o que se passa na misteriosa casa? O que pensam os agentes da Polícia de Investigação Criminal? E pensarão o mesmo os seus colegas da PVDE?
Partindo de um crime real e de uma casa que ficou célebre num período em que Salazar ia consolidando o Estado Novo, o autor de O Homem da Carbonária ou Estranha Forma de Vida volta a surpreender, criando, a partir de acontecimentos verídicos, uma trama narrativa que não deixará de arrebatar os leitores mais exigentes.

Criticas: --

Motivo da escolha: A escolha desta semana é mais um tiro no escuro, uma vez que apesar do autor ter já vários livros publicados, não li nenhum deles, nem qualquer critica a este livro. No entanto a sinopse aguçou a minha curiosidade, principalmente por se basear em acontecimentos verídicos. Penso que seja mais um autor português a conhecer e passa como tal para a minha wishlist.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt