quarta-feira, 3 de julho de 2013

Autor em destaque - Andréa del Fuego

Na primeira quinzena de Julho deixo-vos o que consegui apurar sobre uma escritora brasileira, que mesmo tendo apenas um livro editado em Portugal, que ainda não li, tive vontade de conhecer melhor.


Andréa del Fuego

Nome Completo: Andréa Fátima dos Santos
Data de Nascimento: 1975
Local de Nascimento: São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil











Prémios
Ano
Prémio
Livro
2011
Prémio José Saramago
Os Malaquias

Livros
Ano
Titulo
Género
Editora
Ano
2004
Minto enquanto posso
Contos


2005
Nego tudo
Contos


2007
Blade Runner
Contos


2007
Engano seu
Contos


2008
Quase caio
Crónicas juvenis


2008
Sociedade da Caveira de Cristal
Infanto-juvenil


2009
Nego fogo
Contos


2010
Irmãs de pelúcia
Infantil


2010
Os Malaquias
Romance
Círculo de Leitores
2011
Porto Editora
2012

Biografia

O livro “Os Malaquias” é inspirado na história verdadeira da sua família. Os seus bisavós maternos viviam num sítio na zona rural de Carmo do Rio Claro, no sul de Minas Gerais, onde morreram eletrocutados quando um raio caiu na sua casa. Deixaram 3 filhos órfãos, o seu avô Nico, a tia-avó Júlia e o tio-avô anão António, todos personagens do livro.

Andréa nasce em 1975 em São Bernardo do Campo, uma cidade industrial nos arredores de São Paulo numa família numerosa. Tem 13 tios da parte materna e 9 da parte paterna.

Não descende de uma família de leitores, na sua casa existiam apenas dois livros: uma Bíblia e um livro de receitas. Ao contrário da maioria dos escritores, Andréa desenvolveu primeiro uma paixão por escrever e só depois uma paixão por ler. 

Em criança escrevia cartas para os parentes distantes com notícias inventadas. 

Na adolescência tentou ser gótica, mas não conseguiu porque se ria demais. Tatuou uma caveira nas costas, nessa mesma época.

Aos 16 anos conhece um fotógrafo 10 anos mais velho, num bar, e pouco depois muda-se para sua casa. Estão juntos até hoje.

Em 1998 publica um texto seu pela primeira vez, uma crónica para a revista da rádio 89FM. O editor da revista, pede-lhe que invente um pseudónimo. Por sugestão da sogra, a autora adota o nome Andréa del Fuego, inspirado na dançarina dos anos 50 Luz del Fuego.

Em 2003/2004 começa a escrever o seu primeiro romance, intitulando-o na altura de Serra Morena. Deixou-o no entanto inacabado e só o completa em 2010, quando seria publicado com o título “Os Malaquias”

Em 2004 lança o seu primeiro livro de contos “Minto Enquanto Posso”

Entre 2005 e 2008, publica mini-contos no site Escritoras Suicidas.

Em 2010, torna-se colaboradora do programa Entrelinhas, da TV Cultura, onde apresenta reportagens sobre grandes nomes da literatura.

Recebe o Prémio Literário José Saramago em 2011, pelo romance Os Malaquias. Quando viajou para Portugal para o receber encontrava-se grávida do seu único filho Francisco José.

O seu avô Nico, semi-analfabeto, morreu em 2011, pouco antes da autora ganhar o Prémio Literário José Saramago, mas não sem antes se rever nos capítulos que lhe foram lendo.

Andréa é licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo.

Atualmente mora em São Paulo, cultiva alecrim, pitanga e lagartixas.

Curiosidades

Tem um olho de cada cor e era a única sardenta do colégio.

Andréa mantém sites e blogs literários desde 2000.

Para além dos livros da sua autoria a autora participou também em diversas antologias como Os Cem Menores Contos Brasileiros (2004), + 30 mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira (2005) e Geração Zero-Zero (2011).

O livro de contos Blade Runner foi inspirado na banda sonora do filme com o mesmo nome, composta pelo músico grego Vangelis.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt