segunda-feira, 15 de julho de 2013

Viajando com... Memorial do Convento de José Saramago


Apesar de ser um livro em que a ação se limita quase exclusivamente a Portugal, são tantos os locais mencionados neste livro que fosse citá-los a todos teria de percorrer o país de de norte a sul e ficaria um post interminável. Assim optei por vos mostrar os 2 locais principais e mais 2 que apesar de secundários foram palco de partes importantes do livro.






Portugal

Continente: Europa
Capital: Lisboa
Língua: Portugûes
Área: 92 090 km²
População: 10 562 178 (dados de 2011)
Moeda: Euro

Lugares mencionados: Lisboa, Mafra, Pero Pinheiro e Vendas Novas




Lisboa - É a capital, bem como a maior cidade de Portugal, com cerca de 547 633 de habitantes (2011) para uma área de 84,97 km².

Por ser um romance histórico passado no século XVIII não há como deixar fotos da época, pelo que optei por mostrar os locais como são atualmente. No caso de Lisboa um dos locais principais seria a Quinta dos Duques de Aveiro em São Sebastião da Pedreira, infelizmente o local foi demolido por volta de 1760, quando o 8.º duque de Aveiro D. José de Mascarenhas da Silva e Lancastre, foi declarado apátrida por tentativa de assassinato de D.José I, no que ficou conhecido pelo Processo dos Távoras. Ficam no entanto fotos do Terreiro do Paço, onde se situava o Palácio Real e onde foi realizada a tourada, do Rossio onde se realizavam os autos de fé, do Castelo de São Jorge junto ao qual habitavam Blimunda e Baltazar antes de se mudarem para São Sebastião da Pedereira, e da Igreja Matriz de São Sebastião da Pedreira.



















Mafra - É  uma vila do Distrito de Lisboa, com uma população de 17 986 habitantes (2011) para uma área de 47,67 km². Ficam fotos da vila com o convento, da fachada do convento, da varanda (sim, é esta a pedra) e das estátuas dos santos.

















Pero Pinheiro - É uma freguesia do concelho de Sintra, Distrito de Lisboa, com uma população de 4 246 habitantes (2011) para uma área de 16,06 km². Deixo fotos de um pedreira da zona, e da localidade.











Vendas Novas - É uma cidade do Distrito de Évora. A freguesia conta com uma população de 11 120 habitantes (2011) para uma área de 152,87 km². As fotos são do Palácio das Passagens, hoje Escola Prática de Artilharia, mandado construir por D. João V para se alojarem durante a deslocação a Espanha para os casamentos dos infantes, e da Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª da Nazaré.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt