domingo, 18 de agosto de 2013

Opinião – O Despertar da Magia - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Quatro de George R.R. Martin

George R.R. Martin

Titulo: O Despertar da Magia - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Quatro
Autor: George R.R. Martin

Titulo Original: A Clash of Kings - A Song of Ice and Fire, Book 2
Ano de Publicação Original: 1998

Editora: Saída de Emergência
Ano: 2012 (6ª Edição)
Tradução: Jorge Candeias
Páginas: 445
ISBN: 9789896370480

Sinopse: A Guerra pelos Sete Reinos continua sem tréguas ou misericórdia. Com um golpe negro mágico, Stannis afastou do seu caminho o irmão rival Renly, e agora nada o impede de conquistar Porto Real, pela força, com a sua frota. Mas Tyrion, eleito a Mão do Rei, tem outros planos e, embora todos o subestimem pela aparência, prepara com sangue frio a defesa da cidade e a confrontação com Stannis numa batalha que se adivinha sanguinária.
No Norte, Winterfell encontra-se à beira do perigo e é alvo da cobiça dos  Greyjoy, mas Bran nada consegue ver para além dos estranhos sonhos que o  atormentam de noite e dia. Para lá da muralha, Jon oferece-se para acompanhar um grupo de batedores enviado para encontrar os selvagens, enquanto a principal força da Patrulha da Noite se fortifica junto às montanhas. Se quer sobreviver, Jon terá que aprender a ser tão cruel como a terra assombrada habitada pelos selvagens.
Mais uma vez, George R. R, Martin consegue manter-nos agarrados até à última página. Personagens que amamos são mortas sem dó nem piedade, personagens que odiamos conseguem conquistar o nosso coração. De Arya a Sansa, de Robb a Daenerys, todos terão um papel fulcral neste fabuloso quarto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo.      

Opinião: Bem... depois de ter "devorado" este quarto livro da série, estou mais uma vez com sérias dificuldades em expressar-me. Mas há uma coisa que já aprendi, George R.R. Martin reserva sempre o melhor para a segunda metade dos seus livros. Se já tinha adorado A Muralha de Gelo, este O Despertar da Magia consegue superá-lo e ser simplesmente fabuloso. Mais uma vez é nesta segunda metade que tudo acontece, e desta vez os acontecimentos superaram todas as minhas expetativas.

O Despertar da Magia traz-nos de tudo um pouco, suspense, situações inesperadas, guerra e muito mais intriga. Agarra-nos até à ultima página, deixa-nos por vezes quase com "vontade de bater no autor", e noutras a respirar de alivio ou com um "Yesss" quase audível nos lábios. E é isso que me está a agradar tanto nesta saga, a imprevisibilidade, o facto de apesar de ser fantasia, estar longe de ser um conto de fadas, não há um "viveram felizes para sempre", pelo contrário, a sensação que temos é que tudo pode correr mal a qualquer momento e a qualquer um. 

Ao contrário de A Muralha de Gelo que apesar de me ter arrebatado por completo, deixou-me respirar após o seu final e conseguir ler outro livro, este O Despertar da Magia tem um final em que o destino de inúmeras personagens fica em aberto, e como tal não houve forma de pegar noutro livro como tinha planeado inicialmente... vou direta para o A Tormenta de Espadas :) Inclusive dei por mim a pensar como é que os leitores americanos que leram este livro em 1998 conseguiram aguardar pelo terceiro livro 2 anos!!

E neste ponto, peço desculpa mas vou repetir-me e mais uma vez pedir ajuda a quem já leu os livros e viu a série. Acontece que já tenho a 2ª temporada da série para ver, mas não queria de forma alguma ver spoillers dos livros, ou seja só a queria ver quando tivesse a certeza que tudo o que nela acontece já li nos livros. Por isso, na vossa opinião, devo ver a 2ª temporada após terminar a leitura de que livro?

Queria deixar alguns excertos que tanto me agradaram, mas a minha velocidade de leitura foi tal que nem pensei em assinalá-los e agora não sei onde andam :(

Para terminar reafirmo que esta saga é definitivamente do melhor, senão mesmo o melhor, que li dentro do género fantasia, mas é muito mais que isso. Sinto que catalogá-la apenas como fantasia é demasiado redutor, e que se existe livro capaz de agradar a "gregos e troianos" esta saga está entre eles pelo que mais uma vez recomendo sem qualquer hesitação.


6 comentários:

  1. É verdade, a segunda metade dos livros desta saga são sempre os melhores, com as revelações mais bombásticas e cenas chocantes! Prepara-te para “A Glória dos Traidores”, essa sim é que é uma segunda metade inesquecível!

    Quanto à série, a 2ª temporada corresponde quase totalmente ao 3ª e 4ª livro em PT (“A Fúria dos Reis” e “O Despertar da Magia”). Digo QUASE porque existem algumas personagens (se não estou em erro) que são introduzidas nesta 2ª temporada que apenas aparecem no 5º livro (“A Tormenta de Espadas”). Como tal, se queres mesmo evitar qualquer tipo de spoilers aconselho-te a acabar a leitura do “A Tormenta de Espadas” e depois vês a série, para jogar pelo seguro :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era mesmo isso que pretendia saber, acho que vou deixar a 2ª temporada para o final de A Glória dos Traidores. É que por muito boa que a série seja, os livros são muito melhores e saber detalhes de antemão iria tirar-me parte do prazer da leitura.

      Muito obrigada Mónica :)

      Eliminar
    2. De nada ;)
      Percebo a tua decisão, também prefiro ler os livros antes das suas respetivas adaptações, são sempre melhores! E a série cada vez mais mistura detalhes de livros e "brinca" um pouco com a ordem cronológica dos acontecimentos (o que é perfeitamente compreensivel e necessário porque há muitas personagens que desaparecem num livro e só surgem noutro seguinte e isso não é viável numa série de TV). O problema é que depois quem segue os livros já não sabe em que livro a série vai :P

      Eliminar
    3. Hummm... isso é preocupante lol Acho que vejo a 2ª temporada quando terminar A Glória dos Traidores e o resto é melhor só ver mesmo quando já tiver lido os 10... pelo menos assim não há surpresas :)

      Eliminar
    4. Ah tanto também não xD Basta leres até ao "A Glória dos Traidores" porque a série ainda não ultrapassou esse livro! ;)

      Eliminar
    5. Ok... por agora também ainda só tenho a 2ª temporada, a 3ª logo se vê :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt