quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Opinião – A Tormenta de Espadas - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Cinco de George R.R. Martin


Titulo: A Tormenta de Espadas - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Cinco
Autor: George R.R. Martin

Titulo Original: A Storm of Swords - A Song of Ice and Fire, Book 3
Ano de Publicação Original: 2000

Editora: Saída de Emergência
Ano: 2011 (6ª Edição)
Tradução: Jorge Candeias
Páginas: 539
ISBN: 9789896370718

Sinopse: Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.

Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.

Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos.

No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?

Opinião: Sinto que as minhas opiniões sobre os livros desta saga correm o risco de se tornarem repetitivas mas a verdade é que George R.R. Martin não me está a dar muitas alternativas. Apesar de ser das maiores que li, e eu já li algumas, esta saga tem conseguido até agora cumprir a dificílima tarefa de manter a qualidade e o interesse a cada novo volume ou até o superar.

Mais um livro lido sem que o meu entusiasmo por esta saga esmoreça um pouco que seja, pelo contrário nesta fase da leitura já começo a ter pensamentos do género "e quando chegares ao 10º livro? como vais aguentar sem saber como acaba??"

Neste A Tormenta de Espadas os acontecimentos sucedem-se logo na primeira metade do livro, há personagens desaparecidas que reaparecem, outras que começam a tomar novos rumos, novos narradores com pontos de vista muito interessantes... resumindo um ritmo excelente e um enredo sempre viciante.

E se o enredo é fantástico e viciante, para mim as personagens são a grande mais valia destes livros, mesmo que embirre com umas, odeie outras e torça fervorosamente por outras, consigo senti-las a todas, a empatia é imediata e natural, a personagens colam-se a nós, são os nossos companheiros de leitura. Não me lembro de uma única que seja forçada, pouco natural, ou que me tenha transmitido apenas apatia. E ao transmitir-nos os acontecimentos presentes e passados através da visão de personagens tão distintas, George R.R. Martin consegue a brilhante proeza de nos fazer avaliar os factos de uma forma quase imparcial. Ao lermos os acontecimentos narrados de outra perspetiva por vezes o que parecia incontestável passa a questionável. Poucos acontecimentos ou personagens são totalmente "negros" ou "alvos", "bons" ou "maus", a grande maioria tem várias tonalidades de "cinzento", ou seja dependem da forma como os vemos.

E não me alongo mais, estou ansiosa por saber como termina este terceiro livro, mas desta vez não preciso do final para avaliar esta primeira metade com



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt