quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Giller Prize - Lynn Coady


Lynn Coady foi nomeada a vencedora do Scotiabank Giller Prize 2013 pelo seu livro de contos Hellgoing, publicado pela House of Anansi Press. O anúncio foi feito num jantar black-tie e a cerimónia de premiação organizada pela Jian Ghomeshi, que contou com cerca de 500 membros das editoras, media e comunidades de artes. A gala foi para o ar na televisão CBC.

Este ano, o prémio celebra o seu vigésimo aniversário.

A lista de nomeados e o livro vencedor foram escolhidos pelos 3 menbros do juri de 2013: as autoras canadianas Margaret Atwood e Esi Edugyan e autor americano Jonathan Lethem.

Lynn Coady é a autora do best-seller The Antagonist (finalista de uma edição anterior do Giller Prize), dos romances Mean Boy, Saints of Big Harbour, e Strange Heaven e da coletânea de contos Play the Monster Blind. Foi também nomeada para o Governor General’s Literary Award e para a Stephen Leacock Medal for Humour. Por quatro vezes foi selecionada para a lista anual "Top 100 Books" do The Globe and Mail’s. Natural de Cape Breton, a autora vive atualmente em Edmonton, Alberta, onde é fundadora e editora sénior da revista Eighteen Bridges.

O Giller Prize tem como finalidade destacar o melhor da ficção canadiana de cada ano. O prémio é de 50.000  dólares para o autor canadiano do melhor romance ou coletânea de contos publicados em Inglês, e  de 5.000 dólares para cada um dos finalistas. O prémio tem o nome em homenagem à jornalista literária Doris Giller e foi fundado em 1994 pelo seu marido, o empresário Jack Rabinovitch.


Fonte: Scotiabank Giller Prize

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt