sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Prémio Pen Clube Português de Narrativa - João Bouza da Costa


João Bouza da Costa, com a sua obra "Travessa d' Abençoada" da Sextante Editora, venceu o Prémio Pen Clube Português de Narrativa.

O escritor nasceu em Lisboa (1954) e passou a infância em África (Luanda). Tem levado uma vida anticíclica, sempre a fugir dos acontecimentos históricos: deixou Angola quando nesta se iniciava a gesta independentista (1963), abandonou Portugal logo após a revolução de Abril (em Setembro de 1974) e escapou da Alemanha em 1989, pouco antes do grande êxtase coletivo da queda do Muro de Berlim

Nesse aspeto, assemelha-se a um heterónimo de um heterónimo de Pessoa. Ao contrário destes, porém, tem mulher e três filhos, que o fizeram experimentar o peso e a leveza do mundo. Meteu-se, com fraco sucesso e por pura necessidade, em muitas e variadas lides: foi carteiro, limpador de vidros, vendedor de vinhos, pintor de cenários de ópera, professor de uma pretérita ortografia, tradutor e intérprete, mas terá talvez sido o acaso das novas tecnologias, com a sua facilidade para rasurar e sintetizar, que o ajudou a ultrapassar o fado dos papelinhos avulsos e a chegar-se um pouco mais à escrita e a si próprio.


O prémio PEN de poesia foi atribuído a Hélia Correia com a sua obra "A Terceira Miséria" da editora Relógio d'Água, 'ex-aequo' com "Cólofon", de Manuel de Freitas da editora Fahrenheit 451. Quanto ao Prémio de Ensaio coube a Fernando Rosas com a sua obra "Salazar e o Poder, a Arte de Saber Durar", da editora Tinta da China, 'ex-aequo' com "O Cinema na Poesia" da editora Assírio & Alvim e escrito por Rosa Maria Martelo. O prémio Primeira Obra foi arrecadado por Raquel Nobre Guerra com o livro "Groto Sato" da editora Mariposa Azul.

Os prémios literários do PEN Clube Português no valor de 5000 euros destinam-se a galardoar anualmente as melhores obras publicadas no ano anterior, em língua portuguesa e em primeira edição, nas modalidades de poesia, ensaio e narrativa. O prémio Primeira Obra de 2500 euros é destinado a galardoar anualmente uma obra de estreia de um autor.

Fontes: Diário de Noticias e Wook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt