segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Organização das estantes

Há quase um ano, mais propriamente em Março de 2013, numa rubrica que ia postando semanalmente e que com o passar do tempo deixei cair, pedi a vossa colaboração com ideias para organizar estantes. Isto porque eu tenho muitos livros e não tenho uma grande estante, e sim 2 estantes médias e 4 pequenas. Como até agora não existia qualquer método para arrumar os livros, estava a ficar o caos encontrar "aquele" livro que me apetecia ler.

As ideias sugeridas foram poucas mas boas, a coragem de retirar todos os meus livros das estantes de uma só vez, para os voltar a colocar de forma organizada é que foi pouca. Mas agora passado o Natal, aproveitando uns dias de férias e o facto de ter chovido constantemente, o que me retira toda a vontade de sair de casa, lá meti mãos à obra.

Comecei por classificar os livros pela ordem em que os pretendia colocar e registar a sua localização num programa que uso para inventariar todos os livros que tenho e a minha wishlist. Os primeiros a serem classificados foram ordenados por autor, e comecei por separar todos os autores de que tenho mais de um livro. Mas como mesmo assim não caberiam todos na mesma estante, voltei a separar os que tenho pelo menos 3 livros e ordenei-os alfabeticamente numa das estantes maiores. O resultado foi este:


Esta foto está péssima mas esta estante está num canto realmente difícil de fotografar. Tem 7 prateleiras em altura mas não tenho angulo para as apanhar numa só foto.

Os restantes autores, ou seja aqueles de que tenho apenas 2 livros foram distribuidos por 2 estantes pequenas também alfabeticamente:



Bem a segunda não é exatamente uma estante e sim o lugar onde irá nascer uma nova estante muito em breve :)

Feito isto restaram os autores com apenas um livro e neste caso achei que não fazia muito sentido ordená-los por autor, pelo que foram ordenados por editoras.  Comecei por arrumar os que são edições de jornais e revistas numa das estantes pequenas:



Tive de tirar 2 fotos mas a estante é a mesma. Esta estante tem 6 "cubos" bastante fundos, no primeiro coloquei duas filas de livros, no segundo ainda tenho espaço livre :) Nos restantes cubos tenho livros de culinária, técnicos e não ficção que já estavam mais ou menos ordenados pelo que não sofreram mudanças.

E os livros ordenados por editora ficaram na segunda estante maior:


Esta também é difícil de fotografar por ser tão alta mas lá consegui mesmo que de longe. Mais um pequeno espaço livre nas prateleiras de baixo :)

Por ultimo tenho mais uma pequena estante num recanto bem escondido da casa onde já estavam os livros mais velhinhos e onde quase não mexi, limitei-me a colocar lá mais uns livros de autores que já estavam nessa estante para ficarem todos juntos.



Deu imenso trabalho, consumiu-me 3 tardes, mas foi muito gratificante olhar para os meus livros todos organizadinhos. Para terminar deixo um muito obrigada aos 3 participantes que colaboraram na altura com as suas sugestões:  Vanda Estrompa, André Nuno e Helena Frontini.

5 comentários:

  1. Gostei de ver as fotografias das tuas estantes! E cuscar ali alguns títulos :P Ficaram muito bem ^^

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nádia, e os meus livros podem cuscar à vontade que eu até gosto. Gosto de ver algumas visitas de cabeça à banda para ler os títulos :)

      Eliminar
  2. Que carga de trabalhos essa arrumação deve ter dado :S Mas o resultado está muito bom, gosto da organização das estantes :)

    Boas leituas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem queiras saber, quando estava a meio e já de cabelos em pé só pensava "mas onde é que tinha a cabeça?" :) Mas a parte final já correu melhor, com menos livros fora das prateleiras é muito mais fácil. E depois de acabado vem a parte melhor, a satisfação de saber onde anda cada um deles :)

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt