quinta-feira, 20 de março de 2014

Costa Book of the Year - Nathan Filer


O Prémio Costa foi para um romance de estreia "surpreendente".

Nathan Filer partiu da sua experiência como enfermeiro para escrever a história de um jovem que assiste à morte do irmão. Chama-se The Shock of the Fall e, diz a britânica BBC, é uma história sobre culpa, perda e doença mental. Com ele Nathan Filer, que já se dedicava à poesia e até à escrita para cinema (é dele o guião para a curta de comédia premiada Oedipus), estreia-se no romance e acaba de ganhar o Prémio Costa de Melhor Livro do Ano.

O livro segue de perto Matthew Holmes, um jovem de 19 anos que assiste à morte do irmão e, naturalmente, fica afectado por essa memória. “Não é só [um livro] sobre esquizofrenia – é sobre a dor”, disse, citada pela BBC, a presidente do júri, Rose Tremain, para quem The Shock of the Fall é “surpreendentemente sólido para um primeiro romance”.

Filer, 32 anos, é hoje professor de escrita criativa na Universidade de Bath e trabalhou durante muitos anos como enfermeiro especializado no tratamento de doentes com problemas psiquiátricos.

Na cerimónia de terça-feira à noite, em Londres, o escritor mostrou-se completamente surpreso por ter sido o escolhido. Filer não preparou qualquer discurso porque, confessou, tinha olhado para as apostas e todos apontavam Kate Atkinson como a favorita pelo seu Life After Life. Na corrida estavam também Lucy Hughes-Hallet por The Pike, que conta a história do poeta italiano Gabriele D’Annunzio; o poeta Michael Symmons Roberts pela sua sexta colectânea, Drysalter; e o autor de livros infantis Chris Riddell com Goth Girl And The Ghost Of A Mouse.

Apesar de a discussão entre os jurados não ter sido intensa na fase final, Rose Tremain admitiu que a
decisão não tinha sido unânime, embora o livro de Filer acabasse por se destacar no meio de “uma lista muito boa”. “Este livro é excepcionalmente comovente sem ser sentimental”, acrescentou a presidente do júri. “Esperamos que haja mais [romances] deste escritor.” Para Tremain, o facto de Nathan Filer ter ido buscar à sua experiência profissional como enfermeiro os ingredientes para criar esta história “tão maravilhosamente contada” é uma “fantástica conquista”.

O Costa para Melhor Livro do Ano – antes conhecido como Whitbread – foi criado em 1985 e destina-se a premiar autores que vivam no Reino Unido e na Irlanda. Os cinco que chegam à shortlist a cada ano recebem seis mil euros e o vencedor mais 36 mil. Em 29 anos já foi concedido 11 vezes a romances, cinco dos quais de estreia.

No ano passado – o primeiro em que o prémio de Melhor Livro do Ano passou a responder pelo nome Costa – a escolhida foi Hilary Mantel, que acabou por ganhar também o Man Booker.

Na cerimónia de terça-feira, ficou a conhecer-se também o vencedor da Melhor Short Story – a escritora e poeta Angela Readman foi a escolhida com The Keeper of the Jackalopes e por ele recebeu 4200 euros.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt