quarta-feira, 19 de março de 2014

Opinião – A Dança dos Dragões - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Nove de George R.R. Martin

Titulo: A Dança dos Dragões - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Nove
Autor: George R.R. Martin

Titulo Original: A Dance with Dragons - A Song of Ice and Fire, Book 5
Ano de Publicação Original: 2011

Editora: Saída de Emergência
Ano: 2011 (1ª Edição)
Tradução: Jorge Candeias
Páginas: 571
ISBN: 9789896371357

Sinopse: O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda.
Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos esclavagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é bastante mais fácil conquistar uma cidade do que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e económico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os Sete Reinos?

Opinião: Como devem imaginar, apesar de estar tentar poupá-los para mais tarde, o facto de ainda ter dois livros desta saga por ler já me estava a causar "comichões" e não aguentei mais, teve de ser agora :) E ainda bem que não esperei mais tempo porque apesar do muito que gosto da saga é inevitável ir esquecendo os pormenores e neste caso isso irrita-me bastante. Por isso peguei no livro, pelo meio vi a 3ª temporada da série, e muitas vezes dei por mim a folhear os volumes anteriores para refrescar alguns detalhes. Já comecei a ler o décimo livro e nem quero imaginar como será se o autor nos fizer aguardar novamente 6 anos por um novo volume...

Quem leu a minha opinião sobre os 2 volumes anteriores sabe que não fiquei muito convencida com a ideia do autor em separar as personagens e contar a história em duas metades temporalmente paralelas. Senti a falta de algumas personagens de que gosto bastante e por isso gostei bastante de as rever neste livro. No entanto não pude deixar de sentir a falta da Arya que de todas personagens do 4º livro é a minha preferida. As boas noticias são que de acordo com o autor neste 5º livro a divisão de personagens só acontece na primeira metade do livro, ou seja no 10º volume que irei ler de seguida já devemos tê-los todos juntos novamente.

Mais uma vez esta primeira metade do livro não tem acontecimentos muitos marcantes, embora já os possamos prever. Ficamos a saber o destino das personagens em falta e o que andam a planear, temos algumas personagens novas e maior destaque para outras que pouco tinham aparecido. Continua a ser uma excelente saga, congratulo o autor pela imaginação, criatividade, escrita adequada, e por estar a conseguir não deixar muitas pontas soltas apesar da dificuldade que isso representa nesta saga. No entanto este é mais um volume um pouco morno, já sinto a falta de grande acontecimentos, de páginas de leitura vertiginosa, pelo que comparativamente aos volumes anteriores e para ser justa não posso atribuir-lhe mais que...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt