domingo, 20 de abril de 2014

Aquisições - Semana 16

Esta semana não resisti a umas comprinhas que passo a apresentar-vos acrescidas de uma surpresa do coelhinho da Páscoa...

Libra 
Don DeLillo 
Sinopse: Neste exercício de ficção em torno do assassínio de John F. Kennedy, DeLillo conta a odisseia de Lee Harvey Oswald, desde a sua adolescência conturbada até se tornar um adulto instável que imagina ser um agente da História. Combinando com mestria facto e ficção, Libra é a investigação grave, assombrosa e brilhante de um acontecimento que se tornou parte indelével da História da América e do mundo.








Em Terra de Homens 
Hisham Matar 
Sinopse: Trípoli, Líbia. Num dia quente no Verão de 1979, Suleiman, de nove anos, faz compras com a mãe no mercado. O seu pai está fora em negócios, mas Suleiman tem a certeza de o ter visto de óculos escuros no outro lado da rua. Mas porque é que ele não acena? E porque é que não se aproxima se sabe que a mãe de Suleiman está a sofrer tanto?
Sussurros e medos intensificam-se em redor de Suleiman: o pai do seu melhor amigo desaparece para mais tarde o seu interrogatório ser transmitido na televisão; um homem estaciona o carro em frente da sua casa todos os dias e faz perguntas estranhas; a mãe queima os livros do pai. À medida que Suleiman começa a interrogar- -se sobre o facto de o seu pai ter ou não desaparecido para sempre as paredes da sua casa parecem desabar com o peso dos segredos que escondem.
Numa prosa enganadoramente simples, Hisham Matar criou um romance de um poder devastador. Em Terra de Homens é uma intensa história de amor e traição que atinge o âmago das crueldades e fragilidades da condição humana.
O Estilete Assassino 
Ken Follett 
Sinopse: Um agente secreto de Hitler, um assassino frio e profissional com o nome de código «Agulha», vê-se envolvido na manobra de diversão dos aliados que antecede o desembarque militar em França. Estamos em 1944, a semanas do Dia D. 
O Estilete Assassino é um arrebatador best-seller internacional em que o destino da guerra assenta nas mãos de um espião, do seu adversário e de uma mulher corajosa.








O Círculo Fechado 
Jonathan Coe 
Sinopse: Na década de 1970, Benjamin, Paul, Doug, Phil e Claire são amigos e vivem uma adolescência tipicamente inglesa. Imersos nas suas próprias jornadas de descoberta, fazem planos para um futuro de sonho, onde não haverá espaço para o fracasso e o desapontamento. 
Mais de duas décadas depois, Tony Blair está à frente dos destinos do país e o mundo - irremediavelmente transformado pelos atentados do 11 de Setembro - aguarda notícias de uma guerra que se adivinha. 
Os cinco amigos debatem-se agora com as responsabilidades que a vida adulta encerra, perseguidos ainda pelas memórias daqueles temerários tempos de escola de há quase trinta anos, e envolvem-se em tentativas desesperadas para se libertarem do passado. Arredados da infância, deparam-se com a inexorável passagem do tempo: há amantes separados, desaparecimentos misteriosos, crises vocacionais, apatia política e desencantamento. Entre promessas não concretizadas e escolhas difíceis, será que existe, tal como Blair quer fazer acreditar, uma "terceira via"?
A Câmara Escura 
Rachel Seiffert 
Sinopse: Rachel Seiffert nasceu em 1971 em Inglaterra e vive presentemente na Alemanha. Nesta sua primeira obra a autora, com uma eloquência belíssima, produziu um efeito profundo, iluminado momentos memoráveis do seculo XX através de três personagens que carregam o fardo da História. Se há preto e branco, bons e maus, Seiffert utilizou o negativo e o resultado é surpreendente.
Em A Câmara Escura, a questão da responsabilidade é inevitavelmente colocada, mas é também necessário compreender que quando utilizamos palavras como «mal›› para classificar o nazismo, estamos a querer retirá-lo, exorcizá-lo, da nossa vivência quotidiana, esquecendo que ele foi vivido quotidianamente por pessoas normais que o permitiram e desenvolveram.
Numa prosa introspectiva, Seiffert explora a dicotomia inerente a quem está ligado, íntima e familiarmente, a homens e mulheres que desempenharam um papel relevante no drama do holocausto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt