sábado, 12 de abril de 2014

Opinião – A Vida é um Presente de María de Villota

María de Villota
Titulo: A Vida é um Presente
Autor:  María de Villota

Titulo Original: La vida es un regalo
Ano de Publicação Original: 2013

Editora: Bizâncio
Ano: 2014
Tradução: Fernanda Barão
Páginas: 175
ISBN: 9789725305393

Para mais informações sobre o livro A Vida é um Presente, clique aqui

Sinopse: María de Villota, ex-piloto de Fórmula 1, relata neste livro a volta que deu a sua vida depois do acidente que sofreu em Inglaterra, a 3 de Julho de 2012, numa sessão de treinos. Nesse trágico dia quase perderia a vida, ficando com graves sequelas. Em lugar de se entregar ao desânimo, a sua tenacidade e coragem foram mais poderosas. A Vida É Um Presente é um testemunho comovente, apaixonante e inspirador de uma mulher decidida a pilotar com mão firme o rumo da sua vida. Apesar desta recuperação espantosa, María de Villota morreria trágica e inesperadamente a 11 de Outubro de 2013, 15 meses depois do seu acidente, na sequência dos muitos traumas sofridos na altura; a dias do lançamento em Espanha desta sua obra. O seu testemunho de coragem e determinação permanece como uma inspiração invulgar para todos os que se deparam com momentos mais duros nas suas vidas.

Opinião: Este livro foi um simpática e muito bem vinda oferta da editora Bizâncio, o mês passado quando fizemos um passatempo com o mesmo. Na altura não sabia muito bem o que esperar dele, pois embora não leia muitas eu até gosto de biografias mas por norma escolho as de personalidades que admiro e que quero ficar a conhecer melhor. Neste caso não é que não admirasse María de Villota, pura e simplesmente nem sabia da sua existência. Reconheço que os desportos motorizados não são um tema que me interesse, mas penso que neste caso as noticias também não terão sido devidamente divulgadas em Portugal, caso contrário sendo um acontecimento relativamente recente julgo que me lembraria...

Mesmo assim, ao ler o resumo da história de María de Villota na sinopse do livro, fiquei de imediato interessada em conhecê-la e assim que terminei os 2 "calhamaços" do GRRM, achei que era uma boa altura de pegar neste livro.

Há livros que gostamos por serem obras primas da literatura, por terem um enredo muito criativo e bem estruturado, porque o autor tem uma escrita sublime, etc... e outros que não tendo nada dos anteriores, passam-nos no entanto uma mensagem que queremos guardar connosco pelo máximo de tempo possível, que renovam as nossas esperanças, relativizam os nossos contratempos, e operam um mudança (por pequenina que seja) no nosso modo de encarar a vida. A Vida é um Presente está incluído nesta segunda categoria, o livro não é uma obra prima e María não era uma escritora, mas foi sem duvida uma das mulheres mais admiráveis que conheci através dos meus livros e o facto de ser real e não uma personagem só engrandece a história. Gosto de mulheres corajosas, pioneiras, determinadas, batalhadoras e María de Villota foi tudo isso um pouco mais. Nos últimos tempos tenho tido o privilégio de conhecer através de livros mulheres fantásticas, e mesmo com lutas tão diferentes foi inevitável recordar Malala ao ler este livro. São mulheres como elas que nos deixam  orgulhosas por o sermos, só lamento que o destino tenha sido mais trágico para María.

Recomendo esta leitura a todos, é um livro que se lê num ápice, pouco exigente em termos de leitura mas muito compensador em termos de mensagem.  Termino com com uma frase que María de Villota usa no livro em várias fases da sua vida: "Como não sabiam que era impossível, conseguiram."


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt