segunda-feira, 31 de março de 2014

Aconteceu a... 29 de Março














Dia 1 - A primeira pista é o dia em que o desafio é lançado, que será sempre uma data importante para o autor(a) (poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc…).

Dia 2 - Homem

Dia 3 - Morto


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Imagem da semana



Quando for grande vou ter um cantinho assim... :)


domingo, 30 de março de 2014

Aquisições - Semana 13

Esta semana fiz 2 pedidos no WinkingBooks e para finalizar recebi 2 prendinhas de aniversário atrasadas....

Chloe Hooper
Um Crime Real Contado às Crianças 
Chloe Hooper 
Sinopse: Kate Byrne tem um caso com Thomas, pai de Lucien, o seu aluno mais dotado na escola primária de Endport, na Tasmânia. Ao mesmo tempo, a mulher do amante, Verónica, acaba de publicar Crime no Cabo do Cisne Preto, um romance baseado num crime real ocorrido anos antes numa cidade próxima, em que uma jovem adúltera fora brutalmente assassinada. Influenciada pelos violentos desenhos de Lucien inspirados em fotografias do crime e pela complexa herança criminal da Tasmânia - que começou por ser uma colónia penal - Kate começa a duvidar da versão do caso e imagina a sua própria versão, contada às crianças pelos animais da Austrália. Mas, terá a sua obsessão pelo crime alguma coisa a ver com o paralelismo entre o seu caso amoroso e o de Ellen Sidell, a jovem assassinada? Temendo pela segurança da jovem professora, a Koala Kitty, o Kookaburra Kingsley e Terence, o tigre da Tasmânia, vão por à prova a sua perícia como detectives, numa corrida contra o tempo para desvendar o misterioso assassínio e salvar a vida de Kate. 
Joanne Harris
Vinho Mágico 
Joanne Harris 
Sinopse: Em Vinho Mágico a história é-nos contada por uma garrafa de Fleurie 1962, um vinho vivo e tagarela, alegre e um pouco impertinente, com um acentuado sabor a amoras.
Jay Mackintosh, em tempos um escritor de sucesso, encontra-se em crise, leva uma vida sem sentido e entrega-se à bebida. Até ao dia em que abandona Londres e se instala em França, na aldeia de Lansquenet (a mesma aldeia que serviu de cenário a Chocolate, o primeiro romance de Joanne Harris). A partir daí a sua vida vai modificar-se, nomeadamente por acção da solitária Marise (que esconde um terrível segredo por detrás das persianas fechadas) e das recordações de Joe, um velho muito especial que conheceu na infância e que lhe ofereceu precisamente essa garrafa de propriedades invulgares e misteriosas...


Anne Brontë
Agnes Grey 
Anne Brontë 
Sinopse: Numa das cenas mais marcantes de Agnes Grey, a protagonista vê-se forçada a matar um bando de pássaros para salvá-los da tortura às mãos de um rapaz. Este é apenas um dos episódios que Anne Brontë extraiu da sua vida real para escrever o seu primeiro romance. Considerado um romance de aprendizagem, ou de iniciação, Agnes Grey acompanha o percurso da protagonista homónima, filha de um clérigo de poucos recursos, que aceita trabalhar como precetora das crianças de duas abastadas famílias burguesas. Agnes vê-se obrigada a lutar para manter a força e a integridade num mundo em que o dinheiro e o poder se sobrepõem aos valores morais. N o entanto, a jovem não consegue enfrentar os subterfúgios burgueses, e são muitos os críticos que assinalam a incapacidade da protagonista do romance de Anne Brontë para encontrar um caminho pessoal que a conduza ao crescimento interior e à virtude. Este romance de aprendizagem é por isso considerado bastante invulgar. Agnes Grey foi publicado pela primeira vez em 1847, sob o pseudónimo masculino de Acton Bell.
Joël Dicker
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert 
Joël Dicker 
Sinopse: Verão de 1975, Aurora. Nola Kellergan, uma jovem de quinze anos, desaparece misteriosamente da pequena vila costeira de Nova Inglaterra. As investigações da polícia são inconclusivas. Primavera de 2008, Nova lorque. Marcus Goldman, jovem escritor, vive atormentado por uma crise da página em branco, depois de o seu primeiro romance ter tido um sucesso inesperado. Sente-se incapaz de escrever, e o prazo para entregar o novo romance expirará dentro de poucos meses. Junho de 2008, Aurora. Harry Quebert, professor universitário e um dos escritores mais respeitados do país, é preso e acusado de assassinar Nola Kellergan, depois de o cadáver da rapariga ser descoberto no seu jardim. Alguns meses antes, Marcus, amigo e discípulo de Harry, descobrira que o professor vivera um romance com Nola, pouco tempo antes do desaparecimento da jovem. Convencido da inocência de Harry, Marcus abandona tudo e parte para Aurora para conduzir a sua própria investigação. O objectivo é salvar a sua carreira, escrevendo um livro sobre o caso mais quente do ano, e dar resposta à incógnita que inquieta toda a América: Quem matou Nola Kellergan? 


Aconteceu a... 29 de Março














Dia 1 - A primeira pista é o dia em que o desafio é lançado, que será sempre uma data importante para o autor(a) (poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc…).

Dia 2 - Homem


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


sábado, 29 de março de 2014

Sugestão de Leitura - A Voz da Vingança (Tigana - Vol. II) de Guy Gavriel Kay

Guy Gavriel Kay
Titulo: A Voz da Vingança (Tigana - Vol. II)
Autor: Guy Gavriel Kay
Titulo Original: Tigana
Ano da edição original: 1990

Editora: Saída de Emergência
Lançamento: 21 de Março de 2014
Páginas: 320
ISBN: 9789896376260

Sinopse: Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, Tigana é uma terra que clama por vingança e justiça.

O príncipe Alessan e os seus companheiros puseram em marcha um plano perigoso para unir a Península de Palma contra os reis despóticos Brandin de Ygrath e Alberico de Barbadior, numa tentativa de recuperar Tigana, a sua terra natal amaldiçoada.

Brandin é um rei maquiavélico e arrogante, mas encontrou em Dianora alguém à sua altura e está cativo da sua beleza e charme. Alberico está cada vez mais consumido pela ambição, cego a todas as ciladas em seu redor.

Entretanto, o nosso grupo de heróis viaja pela Península, em busca de alianças e trunfos decisivos que podem mudar a maré da batalha a seu favor. Alessan está mais moralmente dividido que nunca, Devin já não é o rapaz ingénuo que era, Catriana apenas deseja redenção e Baerd descobre uma nova magia na Península. Conseguirá Tigana vingar a memória dos seus mortos? Ninguém consegue prever o fim nem as perdas que irão sofrer. Sacrifícios serão feitos, segredos antigos serão revelados e, para uns vencerem, outros terão forçosamente de tombar.


Criticas:

Publishers Weekly - "Um livro brilhante e complexo... Um épico arrebatador."

Orlando Sentinel - "Emocionante e profundamente comovente, Tigana é um nome que não iremos esquecer."


Aconteceu a... 29 de Março














Este será em principio o ultimo desafio deste primeiro Aconteceu a... Quando terminar anunciarei e entrarei em contacto com a vencedora para combinarmos o envio dos prémios. Como correu bem, pretendo logo de seguida iniciar um novo Aconteceu a... para o 2º trimestre, embora com pequenas alterações.


Dia 1 - A primeira pista é o dia em que o desafio é lançado, que será sempre uma data importante para o autor(a) (poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc…).


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Aconteceu a... 23 de Março














Mais um desafio superado....

Armand Lanoux

Nasceu a 24 de Outubro de 1913 em Paris e morreu a 23 de Março de 1983 em Champs-sur-Marne, França.

Antes de ser escritor teve várias profissões:  professor, desenhador, bancário, pintor, jornalista, etc...

Escreveu 23 livros de vários géneros : romance, policiais, memórias, ensaio, biografia, crónica, teatro e poesia.

Em 1963 ganhou o Prix Goncourt com o livro Quando o Mar Se Retira, o único a ser alvo de edição em Portugal.

Tornou-se membro da Academia Goncourt em 1969.





E desta vez o desafio foi ganho por uma nova participante, ficando a pontuação do Aconteceu a... assim:

Vencedores
Desafios
Total
Nádia Batista
12/01
16/01
13/02
08/03

4
Syllabub
14/01




1
daniela
24/01
13/03



2
Framboesa
30/01




1
Diana Ponte
04/02
08/02
19/02
25/02
18/03
5
Silvana
02/03




1
Bela
23/03




1

Novidades - Topseller



Depois de Perseguição Escaldante e Sorte Explosiva (Série Stephanie Plum) e O Golpe (Série Kate O’Hare), já chegou  às livrarias o segundo volume da Série Lizzie&Diesel Corrida Perversa (Topseller I 288 pp I 16,59€). Corrida Perversa é o primeiro volume desta divertida e viciante série, bestseller do New York Times.

SINOPSE:

« A vida pacata de Lizzy Tucker está prestes a ser virada do avesso, quando Diesel, o seu espetacular e maravilhoso parceiro nas investigações do sobrenatural,  a desafia para salvar o mundo. Uma vez mais.Depois de terem encontrado a Pedra da Gula, a chef de pastelaria e o mais sexy caçador de recompensas do oculto de Boston continuam à procura das restantes seis pedras Saligia que, segundo as lendas, detêm o poder de cada um dos sete pecados mortais.

Quando Gilbert Reedy, professor da Universidade de Harvard, é misteriosamente assassinado e atirado da varanda do 4.º andar da sua casa, pistas ligam o homicídio a Wulf Grimoire, uma figura do lado negro com quem Lizzy e Diesel já se haviam cruzado. Wulf está determinado em reunir as sete pedras para, com o seu poder, dominar o mundo, e desconfia-se precisamente que Reedy foi morto às suas ordens por estar a investigar a Pedra da Luxúria.

Seguindo as pistas que constam de um críptico livro de sonetos do séc. XIX, Lizzy e Diesel partem à descoberta da Pedra, que se pensa estar investida do poder da luxúria, deixando atrás de si um rasto de sepulturas profanadas, distúrbios da ordem pública e o caos generalizado.»

Uma caça ao tesouro divertida, cheia de ação e de leitura imparável, ao estilo inconfundível e original de Janet Evanovich.

Novidades - Vogais



A Dieta do Metabolismo Rápido - O livro de dieta mais vendido internacionalmente em 2013

Com o aproximar do Verão, os livros de dieta e nutrição são, sem dúvida, os que mais rapidamente desaparecem das prateleiras das livrarias. Cada um apresenta um método e ideia diferentes, para que os leitores possam experimentar até encontar a dieta que melhor se adapta ao seu estilo de vida.

Dos vários livros publicados, entre autores portugueses e estrangeiros, houve um que se destacou em 2013 em todo o mundo, e que chega agora a Portugal editado pela Vogais: A Dieta do Metabolismo Rápido, método N.º 1 das estrelas de Hollywood, incluindo Cher, Reese Witherspoon, Robert Downey Jr. e Jennifer Lopez.

«Coma mais e melhor, para emagrecer e permanecer saudável! Com A Dieta do Metabolismo Rápido, já à venda em todo o país (Vogais I 288 pp I 16,59€), poderá deliciar-se com os seus pratos preferidos e, ainda assim, perder peso. E não terá de contar uma única caloria ou estar obcecado com as percentagens de açúcares e gorduras.

Em vez disso, irá alternar aquilo que come durante cada semana, seguindo um plano simples e de resultados provados, cuidadosamente estudado para induzir mudanças fisiológicas que irão fortalecer e acelerar o seu metabolismo. Em vez de passar fome e de se tornar obcecado com as calorias que ingere, com este método poderá comer tudo aquilo de que mais gosta!

Este plano não é uma simples teoria, é o produto das técnicas desenvolvidas por Haylie Pomroy, com resultados comprovados por estrelas de Hollywood, atletas e pessoas com doenças crónicas, cuja perda de peso era uma exigência dos médicos. Siga esta dieta simples em três fases, com resultados visíveis em apenas 28 dias. Perca até 9 kg por mês, independentemente do seu sexo e idade. Quer precise de se desfazer de muito peso ou apenas de alguns quilinhos, com A Dieta do Metabolismo Rápido terá resultados espantosos.

Mais energia e uma forte sensação de bem-estar • Diminuição do mau colestrol •
Estabilização dos níveis de açúcar no sangue • Sono mais relaxante e estável • Redução  evidente do stress

sexta-feira, 28 de março de 2014

Aconteceu a... 23 de Março














Como estamos mesmo a chegar ao fim deste primeiro desafio do Aconteceu a... eu quis escolher um autor pouco óbvio para dificultar um pouco as coisas. Mas ao chegar ao 6º dia deparei-me com uma pequena dificuldade, pois este autor apenas tem um livro editado em Portugal e não consta nas minhas prateleiras, embora até gostasse de o ler... Como tal lá fui eu pesquisar na Internet a primeira frase desse ou mesmo de outro dos seus livros, e... não encontrei nada :( Por isso o que vos vou deixar hoje não é uma primeira frase, é uma citação do autor e na sua língua original, o francês. Mais uma vez as minhas desculpas a quem esse facto dificulta o desafio... para compensar a citação inclui duas frases.


Dia 1 - A primeira pista é o dia em que o desafio é lançado, que será sempre uma data importante para o autor(a) (poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc…).

Dia 2 - Homem

Dia 3 - Morto

Dia 4 - Traduzido

Dia 5 - País em que nasceu - França

Dia 6 - Citação de sua autoria - " Ce vin diable est partout où paraît la femme, grande dame ou lorette, car il a un pacte avec elle. Le Champagne en dépit de l'article est féminin.."


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Convite - Deixa-me ser feliz (Cristiana Vicente Martins) - Mafra




Novidades - Vogais



Segundo os dados do INE, houve 121.418 pessoas a sair de Portugal em 2012, número divulgado no final de 2013, resultante da soma dos emigrantes permanentes e dos emigrantes temporários (pessoas com intenção de permanecer no estrangeiro por um período inferior a um ano). “São ordens de grandeza que nos atiram para os anos 60. Estão a sair mais pessoas do que as que nasceram”, afirmou então Maria João Rosa, demógrafa e diretora da Portdata.

Novos, velhos, casados, solteiros, todos partiram em busca daquilo que Portugal já não lhes oferecia: trabalho. E na realidade, as notícias de todos os dias mostram que são muitos milhares aqueles que se querem juntar aos que já fizeram a mala e partiram.

A jornalista Mónica Menezes pesquisou quais os países que ainda oferecem oportunidades de trabalho e quais os países que podem trazer alguma réstia de esperança àqueles que acreditam ter-se chegado a um beco sem saída.

O Guia Prático do Emigrante, já à venda em todo o país, (Vogais I 256 pp I 14,99€) vem preencher uma lacuna no mercado editorial, tratando-se de um guia essencial para quem está ansioso por fazer a mala e tem muitas perguntas dentro de si.

São 21 territórios estudados ao pormenor com respostas a perguntas como: "onde procurar casa?"; "onde pôr os filhos a estudar?"; "qual o custo de vida?". Os 21 destinos apresentados neste livro não foram escolhidos  aleatoriamente. Segundo dados do Observatório da Emigração e do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, estes são os locais para os quais tem havido um maior fluxo de emigração nacional e/ou onde há atualmente mais oportunidades profissionais:

•       EUROPA: Alemanha; Bélgica; Espanha; França; Holanda; Luxemburgo; Inglaterra; Escócia; Suíça.
•        ÁFRICA: Angola; Cabo Verde; Moçambique; São Tomé e Príncipe.
•        AMÉRICA: Brasil; Canadá; Chile; Estados Unidos da América.
•        ÁSIA: China; Macau; Emirados Árabes Unidos.
•        OCEÂNIA: Austrália.

A complementar, 21 histórias, uma por país, de quem partiu, com mais ou menos sucesso, para ajudar a perceber os problemas e as vitórias do dia-a-dia.

Mónica Menezes é jornalista, licenciada em Comunicação Social pela Univ. Católica Portuguesa. Trabalhou na revista Caras e no jornal 24 Horas, colaborando com vários meios de comunicação como o Sol, jornal i, Notícias Magazine e Expresso.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Aconteceu a... 23 de Março














Dia 1 - A primeira pista é o dia em que o desafio é lançado, que será sempre uma data importante para o autor(a) (poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc…).

Dia 2 - Homem

Dia 3 - Morto

Dia 4 - Traduzido

Dia 5 - País em que nasceu - França


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.




quarta-feira, 26 de março de 2014

Aconteceu a... 23 de Março













Dia 1 - A primeira pista é o dia em que o desafio é lançado, que será sempre uma data importante para o autor(a) (poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc…).

Dia 2 - Homem

Dia 3 - Morto

Dia 4 - Traduzido


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.



Cantinho do Poeta


Enquanto não nos chegam novos poetas que queiram ver os seus poemas neste cantinho, vamos ficando com os consagrados, onde o difícil é escolher...

Para o Cantinho do Poeta desta semana escolhi um poema, com um significado especial para mim, de um autor que também gosto bastante, David Mourão-Ferreira.







Escada sem corrimão

É uma escada em caracol
E que não tem corrimão.
Vai a caminho do Sol
Mas nunca passa do chão.

Os degraus, quanto mais altos,
Mais estragados estão,
Nem sustos nem sobressaltos
servem sequer de lição.

Quem tem medo não a sobe
Quem tem sonhos também não.
Há quem chegue a deitar fora
O lastro do coração.

Sobe-se numa corrida.
Corre-se p'rigos em vão.
Adivinhaste: é a vida
A escada sem corrimão.

David Mourão-Ferreira, em Antologia Poética [1948-1983] de 1983

terça-feira, 25 de março de 2014

Aconteceu a... 23 de Março














Dia 1 - A primeira pista é o dia em que o desafio é lançado, que será sempre uma data importante para o autor(a) (poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc…).

Dia 2 - Homem

Dia 3 - Morto


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Sem Tradução

E aqui vos deixo mais um livrinho que gostaria muito de ver traduzido para português. Sei que é possível encontrar por aí uma edição em português do Brasil, mas para mim não é de todo a mesma coisa. Só gosto de ler um livro em português do Brasil quando é essa a origem do autor.


Titulo: Small Island
Autor: Andrea Levy
Origem: Inglaterra
Ano da edição original: 2004
Editora: Headline Review
Páginas: 560
Língua original: Inglês
ISBN: 9780755307500

Sinopse: It is 1948 in an England that is still shaken by war. At 21 Nevern Street, London, Queenie Bligh takes into her house lodgers who have recently arrived from Jamaica. She feels she has no choice. Her husband, Bernard, who she married to escape her dreary upbringing on a farm in the Midlands, was posted to India with the RAF during the war, but when the conflict was over he did not return. What else could she do?
Among her tenants are Gilbert and his new wife Hortense. Gilbert Josesph was one of the several thousand Jamaican men who joined the RAF to fight against Hitler. Returning to England after the war he finds himself treated very differently now that he is no longer in a blue uniform. It is desperation that makes him remember a wartime friendship with Queenie and knock at her door.
Hortense shared Gilbert’s dream of leaving Jamaica and coming to England to start a better life – that’s why she married him. But when she at last joins her husband, she is shocked by London’s shabbiness and horrified at the way the English live. Even Gilbert is not the man she thought he was.
Queenie’s neighbours do not approve of her choice of tenants, and neither would her husband, were he there. England may be recovering from a war but at 21 Nevern Street it has only just begun.

A autora e a obra: Andrea Levy é uma escritora inglesa, filha de pais jamaicanos que tal como as personagens do livro emigram para Inglaterra em 1948.  Andrea tem 58 anos e escreveu até hoje 5 romances nenhum dos quais editado em Portugal. Small Island ganhou o Orange Prize for Fiction e o Whitbread Book of the Year em 2004 e o Commonwealth Writers Prize em 2005. Foi ainda finalista do Book Critics Circle Award e do International IMPAC Dublin Literary Award.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Imagem da semana


Tive um fim de semana prolongado de puro relax ... mas acabou depressa...

Aconteceu a... 23 de Março














Dia 1 - A primeira pista é o dia em que o desafio é lançado, que será sempre uma data importante para o autor(a) (poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc…).

Dia 2 - Homem


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


domingo, 23 de março de 2014

Aquisições - Semana 12

Neste aniversário não recebi livros, para além dos que me ofereci a mim própria :) No entanto chegaram os livros que ganhei no passatempo da Editorial Presença e um pedido que fiz no WinkingBooks. No passatempo  como já cheguei um pouco tarde, já não consegui pedir os livros que mais queria mas estes 3 pareceram-me promissores.

Reif Larsen
As Obras-Primas de T. S. Spivet
Reif Larsen
Sinopse: Este romance de estreia, de características invulgares, apresenta-nos Tecumseh Sparrow Spivet, um rapazinho de 12 anos que tenta submeter os enigmas da vida, incluindo as pessoas que o rodeiam e coisas da vida quotidiana, às configurações de mapas variados, que vai organizando por temas nas paredes do seu quarto. Este cartógrafo genial consegue mesmo colaborar em publicações de carácter científico, sem revelar a sua idade. Um dia é surpreendido por um telefonema anunciando-lhe a atribuição de um importante prémio. Spivet terá de partir sem que ninguém saiba, numa longa e solitária travessia da América que se reveste de um carácter iniciático. O livro reproduz as anotações, desenhos e mapas do jovem visionário, um dos aspectos mais apelativos do romance.

Neil Gaiman
A Estranha Vida de Nobody Owens
Neil Gaiman
Sinopse: Nobody Owens podia ser um rapaz perfeitamente normal não fosse o facto de viver num cemitério e ter como família adoptiva uma série de fantasmas, almas penadas e outras entidades semelhantes - como Silas, o guarda solitário e pálido que não pertence nem ao mundo dos vivos nem dos mortos - que o educam e cuidam dele. O dia-a-dia no cemitério é tudo menos monótono e, entre fazer algumas amizades duvidosas e procurar tesouros escondidos, Owens não se pode gabar de nunca se ter metido em sarilhos. Mas é para além das grades do cemitério que residem os verdadeiros perigos, pois é aí que vive Jack - o homem que nunca desistiu de procurar Owens desde aquela sinistra noite em que matou toda a sua família... Suspense, humor e magia num Livro encantador destinado a tornar-se uma obra de culto da ficção juvenil. 


Marianne Fredriksson
As Visões de Simão
Marianne Fredriksson
Sinopse: Entre as neblinas que se erguem do mar e as névoas que velam as silhuetas dos carvalhos, ao fundo do prado, um rapazinho moreno fala com as personagens de um mundo que para ele são reais. Respondem-lhe. Ele reencontrá-las-á muitos anos mais tarde e esse encontro será decisivo na sua vida. O romance passa-se na Suécia entre os anos 20 e 60 e este menino virá a descobrir que foi adoptado por aqueles a quem chama pai e mãe. Na escola, um dia, chamar-lhe-ão «porco judeu» e encontrará um outro menino, Isak, que fora torturado por um grupo de jovens nazis, na Alemanha. Crescerão juntos. O pai de Isak, Ruben, será também um pouco o seu pai. Depois a sombra negra desaparecerá, mas deixará marcas indeléveis nos jovens, então nessa idade tão cheia de perigos de passagem para a adultícia. Simão partirá ao encontro do fascinante mistério das suas origens, na orla dos bosques escandinavos onde a realidade se confunde com a lenda, e saberá que foi gerado pelo amor feito música. 
John Fowles
Capriccio
John Fowles
Sinopse: Onde começa a fantasia e termina a realidade? Não será a mentira apenas uma outra face da verdade? Tomando como cenário a Inglaterra do século XVIII, John Fowles constrói um romance onde espelha a sociedade da época, com as suas lutas sociais e políticas, as suas revoadas de misticismo e a sua repressão sexual. O romance histórico inicial transforma-se num livro policial para terminar como um vibrante evangelho apócrifo onde se degladiam aparência e realidade, verdade e mistificação.

Aconteceu a... 23 de Março














E sem demoras damos inicio a um dos últimos desafios deste primeiro Aconteceu a...


Dia 1 - A primeira pista é o dia em que o desafio é lançado, que será sempre uma data importante para o autor(a) (poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc…).


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Aconteceu a... 18 de Março














14º desafio superado e aproximamo-nos do final deste primeiro Aconteceu a...


Madame de La Fayette

Marie-Madeleine Pioche de La Vergne nasceu a 18 de Março de 1634 em Paris, França e morreu a 26 de Maio de 1693 também em Paris.

Aos 16 anos foi tornou-se dama de honra da rainha Ana da Áustria e começou a receber educação literária de Gilles Ménage.

Casou em 1655 com François Motier, Conde de La Fayette, com quem teve dois filhos.

Escreveu 6 romances, sendo o mais conhecido A Princesa de Clèves. Dois dos seus romances foram publicados anonimamente, um sob pseudónimo e 3 apenas foram publicados após a sua morte.




A pontuação do Aconteceu a... fica agora assim:

Vencedores
Desafios
Total
Nádia Batista
12/01
16/01
13/02
08/03

4
Syllabub
14/01




1
daniela
24/01
13/03



2
Framboesa
30/01




1
Diana Ponte
04/02
08/02
19/02
25/02
18/03
5
Silvana
02/03




1


sábado, 22 de março de 2014

Sugestão de Leitura - Os Lança-Chamas de Rachel Kushner

Titulo: Os Lança-Chamas
Autor: Rachel Kushner
Titulo Original: The Flamethrowers
Ano da edição original: 2013

Editora: Relógio d'Água
Lançamento: Fevereiro 2014
Páginas: 360
ISBN: 9789896414061

Sinopse: Políticas radicais, arte de vanguarda e corridas de motos — todos estes elementos ganham vida no fulgurante romance de Rachel Kushner passado em 1970, quando uma jovem mulher se muda para Nova Iorque para se tornar artista, acabando por se envolver no movimento revolucionário de protesto que abalou a Itália nesses anos.



Criticas:

James Wood - «Cintilantemente vivo. Repleto de narrativas, humor, excelentes monólogos, momentos elevados, e aventuras extremas. Kushner nem por um momento deixa de nos contar uma história... O livro triunfou porque é composto de histórias vibrantes, únicas e intensamente vivas.»

New Yorker - «O melhor, mais descarado e mais interessante livro do ano.»

Colm Tóibín - «Na ficção gostei de Os Lança-Chamas, de Rachel Kushner, pelo seu estilo e ousadia.»

The Financial Times - «A visão de Kushner do radicalismo, arte e política da década de 1970 é uma leitura poderosa e absorvente.»

Aconteceu a... 18 de Março














Dia 1 - A primeira pista é o dia em que o desafio é lançado, que será sempre uma data importante para o autor(a) (poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc…).

Dia 2 - Mulher

Dia 3 - Morta

Dia 4 - Traduzida

Dia 5 - País em que nasceu - França


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Novidades Presença

Colheita
Jim Crace
Coleção: Grandes Narrativas
Data 1ª Edição: 18/03/2014
Nº de Páginas: 216
Sinopse: Estamos no final do verão. Uma aldeia está sob ameaça. Um trio de forasteiros – dois homens e uma mulher perigosamente magnética – chegam ao limite da floresta e instalam aí um acampamento improvisado. Nessa mesma noite, a casa senhorial local é incendiada.
No decurso de sete dias, Walter Thirsk vê a sua terra em processo de destruição. A colheita enegrecida pelo fumo e pelo medo, os recém-chegados cruelmente punidos, e os seus vizinhos feitos prisioneiros sob suspeita de bruxaria. Mas existe algo ainda mais obscuro no coração desta história, e Walter é o último homem que resta para a contar...
Colheita é o romance que colocou Jim Crace, autor multipremiado de vários romances e considerado uma das vozes mais originais de Inglaterra, como um dos favoritos e finalista do Booker Prize de 2013. Colheita foi ainda considerado, pelo The Guardian, como o «Melhor Livro de Ficção 2013».
A Guerra do Salavisa
J.F. Matias
Coleção: Marcador Literatura
Data 1ª Edição: 18/03/2014
Nº de Páginas: 268
Sinopse: Na alvorada do século XX, Joaquim Salavisa é um adolescente valente, boémio, engenhoso e pinga-amor, sem qualquer inclinação para os estudos, e que se desdobra em brincadeiras e partidas por toda a Lisboa. Aos 19 anos, um incidente rocambolesco corre mal e leva-o à prisão. Filho de boas famílias, o seu pai, para o safar do cárcere, alista-o no Corpo Expedicionário Português com destino à Flandres. Pensando livrá-lo depois através dos bons ofícios de um primo responsável pela mobilização. A mãe, porém, trata de que aconteça precisamente o contrário, na esperança de que a Grande Guerra faça o filho ganhar juízo e o torne um homem.
A Guerra do Salavisa conta as magníficas aventuras de um bom soldado português nas trincheiras da I Guerra Mundial. Um romance bem-humorado que retrata o esplendor de uma época que já não existe, e que exalta os valores do indivíduo, dos amigos inseparáveis e dos afetos.
Rosa Candida
Audur Ava Ólafsdótir
Coleção: Marcador Literatura
Data 1ª Edição: 18/03/2014
Nº de Páginas: 352
Sinopse: Um jovem decide deixar a casa da sua infância, o irmão autista, o pai octogenário e as paisagens familiares de campos de lava cobertos de musgo, em busca de um futuro desconhecido. Pouco antes da sua partida recebe um terrível telefonema: a mãe falecera num acidente de carro. As suas últimas palavras tinham sido de doce conselho ao filho, incitando-o a continuar o trabalho que partilhavam na estufa, mais especificamente o cultivo de uma variedade de rosa rara, a Rosa Candida.
Antes da morte da mãe, naquela mesma estufa, vivera um breve encontro de amor. Foi quando já preparava a sua partida que soube que, nessa noite, concebera inocentemente uma criança. Atordoado com todos estes súbitos acontecimentos, procura refúgio, recolhendo-se num majestoso jardim abandonado de um antigo mosteiro europeu. É aí que se vai dedicar a fazer florescer aquela rosa rara de oito pétalas. Ao concentrar a sua energia no seu cultivo, aprende também, sem dar por isso, a cultivar o amor.
Rosa Candida é a história de um jovem que assume o papel de pai ao mesmo tempo que se torna homem. Uma história de amadurecimento, sobre a beleza da vida e a forma como pequenas e simples experiências podem muitas vezes transformar a realidade numa extraordinária e incomum vida. Um livro impressionante que nos faz perceber que mudar, por vezes, é tudo o que precisamos...


Mais detalhes sobre estas e outras novidades aqui.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Aconteceu a... 18 de Março













Dia 1 - A primeira pista é o dia em que o desafio é lançado, que será sempre uma data importante para o autor(a) (poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc…).

Dia 2 - Mulher

Dia 3 - Morta

Dia 4 - Traduzida


As regras e a forma de participar podem ser consultadas aqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt