sábado, 4 de agosto de 2012

As Minhas Classificações

Depois de muito pensar e repensar consegui finalmente um modelo para classificar as minhas leituras e as opiniões que tenciono vir a deixar neste blog. Ainda não está bem como queria, e nada mais representam que a minha opinião pessoal e momentânea, uma vez que se há uma coisa que aprendi ao reler alguns livros/autores é que a nossa opinião sobre os mesmos depende muito da altura da vida em que os lemos e do nosso estado de espírito na altura. Mas mesmo assim acho que vale a pena classificá-los e deixo aqui uma explicação do meu método:
















Péssimo / Não terminei - Incluí esta categoria porque acredito que existam livros que de tão maus não os consigamos terminar de ler mas até agora não me lembro de isso me ter acontecido. Houve 2 ou 3 livros que não consegui ler na primeira tentativa mas não foi por serem excessivamente maus, e sim demasiado exigentes para o tempo ou a disposição que dispunha ou mesmo por me ter apetecido pegar noutro livro, mas ficaram apenas adiados e não totalmente postos de parte.

Muito Mau / Muito Enfadonho - Esta categoria felizmente também não tem sido muito frequente nas minhas leituras mas já aconteceu. São aqueles livros que apesar de ter terminado a leitura, detestei mesmo aquilo que li, e achei-os tão maus ou tão chatos que costumo fico a reclamar comigo própria da péssima escolha e da completa perda de tempo.  Embora exista um ou outro que de tão mau conseguiu ser hilariante, mas é raro.

Mau / Enfadonho - Estes também são maus ou chatos, e tendo em conta a quantidade de livros que tenho por ler também se podem considerar perda de tempo mas  não geram reclamações, simplesmente desaparecem rapidamente da minha memória.

Fraco / Medíocre - São livros que nem são bons nem maus, lêem-se com relativa facilidade mas não nos proporcionam grande entretenimento, e não se aprende nem se retém nada com eles.

Bom, mas... - Esta categoria é um pouco mais difícil de explicar. Aqui incluo  livros que apesar de reconhecer qualidades ao autor e à sua escrita, o enredo não me conseguiu cativar, seja porque não é muito o meu género de livro, porque não senti qualquer empatia pelas personagens  ou qualquer outro motivo que tentarei explicar sempre que classificar assim um livro.

Interessante / Agradável - Estes são livros que muitas vezes nem têm a qualidade dos anteriores, mas que despertam o meu interesse, entretêm mesmo que não deixem marcas e proporcionam horas agradáveis de leitura. Incluo aqui alguns livros que costumo ter sempre disponíveis e a que chamo no bom sentido da expressão "leitura fácil", e nos quais costumo pegar depois de algumas leituras muito pesadas ou exigentes.

Bom / Gostei - Estes são livros que como indica o nome da categoria gostei de ler, cujo enredo me cativou e me proporcionou prazer na sua leitura. Sem serem obras muito marcantes, são livros de que pude retirar ou aprender alguma coisa.

Muito Bom / Gostei Muito - Nesta categoria estão os livros que valeram mesmo a pena ler, seja porque o enredo era muito bom, as personagens bem construídas, a escrita de qualidade, etc... São livros que me marcaram ou com os quais aprendi qualquer coisa interessante, cuja história recordarei por muito tempo.

Excelente / Adorei - Este é o meu Top. São os que mais gostei, aqueles que de tão bons tenho pena quando chego ao fim, e que depois de os ler fico com a sensação que algo em mim mudou com eles. São livros cujas personagens habitam nos meus pensamentos, cuja história recordarei com saudade, e que gostaria de um dia reler.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt