sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sugestão de Leitura - Um Blues Mestiço - Esi Edugyan

Esta semana escolhi:

Esi Edugyan
Titulo: Um Blues Mestiço
Autor: Esi Edugyan
Editora: Porto Editora
Lançamento: Setembro de 2012
Páginas: 336
ISBN: 978-972-0-04415-0

Sinopse: Se não contares a tua própria história, alguém o fará. E possivelmente fá-lo-á mal...

Paris, 1940. Em plena ocupação alemã, Hieronymous Falk, um jovem e brilhante trompetista de jazz, é detido num café, desaparecendo completamente de circulação. Tinha apenas vinte anos, era cidadão alemão e... negro.

Cinquenta anos depois, Sid, antigo companheiro de banda e única testemunha desse fatídico acontecimento, ainda se recusa a falar do assunto. No entanto, quando Chip, outro ex-companheiro, lhe mostra uma misteriosa carta que recebeu de Hieronymous, vivo e de boa saúde, Sid enceta uma dolorosa viagem ao passado. Da agitação dos bares clandestinos da Berlim do início da Segunda Guerra aos salões de Paris, irá reviver a paixão pela música, a camaradagem e a luta diária de então, mas também as invejas, as traições em nome da arte e o sentimento de culpa...

Um romance extraordinário sobre o mundo do jazz, mas também sobre os limites da amizade, o racismo e a fragilidade dos que vivem à margem.

Criticas:

The Guardian: «Um murro no estômago… uma escrita perfeita, personagens credíveis e um retrato de época bastante convincente.»

The Times: «Uma história arrebatadora sobre lealdade e traição…»

Morning Star: «Hipnotizante… Edugyan tem um dom especial para os diálogos e para retratar as complexidades do ser humano e os seus sentimentos… amor, inveja… um romance extraordinário.»

Independent on Sunday: «Um romance brilhante e original… carregado de tensão e humor.»

Independent: «Extraordinário no retrato de época, no jargão dos músicos de jazz e nas típicas piadas masculinas.»


Motivo da Escolha: Este livro chamou-me atenção na altura em que foi finalista do Man Booker Prize 2011 e do Orange Prize 2012. São prémios que tenho em excelente consideração e de onde saíram alguns dos melhores livros que já li. Assim como gostei da sinopse e do tema, e como não gosto de comprar só livros dos meus autores favoritos, mas também de experimentar novos autores, esta autora canadiana vai direto para a minha wishlist.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt