quinta-feira, 18 de abril de 2013

Conexão - O Fantasma da Ópera de Gaston Leroux - O Fantasma da Ópera de Joel Schumacher



Titulo: O Fantasma da Ópera
Titulo Original: The Phantom of the Opera
Ano: 2004
Realizador: Joel Schumacher
Elenco: Gerard Butler, Emmy Rossum, Patrick Wilson, Minnie Driver, Miranda Richardson, Jennifer Ellison.

Quando a diva La Carlotta abandona a companhia de teatro a meio de um ensaio, a produção não tem outra alternativa senão chamar a inocente Christine. A hipnotizante noite de estreia seduz não só o público como o Fantasma, um desfigurado génio que trabalha secretamente nas catacumbas do teatro. O Fantasma faz dela a sua protegida e quer torná-la a próxima estrela, mas fica furioso quando Christine é cortejada pelo Visconde Raoul de Chagny...


Esta é uma das adaptações cinematográficas mais distantes do original que tenho visto. Eu sei que esta versão é baseada no musical de Andrew Lloyd Webber, mas o original continua a ser o livro. No entanto neste fime tudo é alterado desde a ordem dos acontecimentos, passando por personagens diversas que se fundem numa só.

No entanto gostei imenso do filme, e se tivermos em conta que por norma não tenho muita paciência para musicais, este é de facto uma excepção  Ao contrário de outros que tenho visto, no caso deste livro, faz todo o sentido que tenha dado origem a um musical.

O filme conquistou-me logo no incio com a passagem de 1905 para 1860 que é fenomenal, muitíssimo bem conseguida, de reter a respiração, seja a nivel de imagem ou musical. Na minha opinião a melhor parte do filme é a banda sonora que é magnífica, ao ponto de por vezes termos a sensação que não estamos a ouvir a banda sonora do filme e sim a ver a “representação das composições musicais”, não sei me entendem.

No entanto não pretendo com isto minimizar o filme e o desempenho dos atores que achei muito bom. Destaco Gerard Butler no papel de Fantasma e Minnie Driver no papel de La Carlotta, ele cria uma empatia imediata e ela personifica uma La Carlotta sem igual.  Destaco também  a lindíssima voz de Emmy Rossum. O único que não me convenceu foi Patrick Wilson, um Raoul muito sensaborão.

Sendo um filme de 2004 a maioria de vocês por certo já o viu, mas se puderem revejam e quem ainda não viu não deixe de o fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt