sexta-feira, 4 de abril de 2014

Aconteceu a... (II)

Com um novo Aconteceu a... prestes a começar a qualquer momento quero primeiro anunciar-vos algumas pequenas alterações que vou fazer.

A ideia geral do desafio continua a ser a mesma: num dia e hora sem qualquer frequência obrigatória (vou tentar que continue a ser diário, mas imprevistos acontecem) será lançado um desafio sobre uma efeméride que ocorreu nesse dia. O desafio consiste em descobrir qual o autor mistério associado ao dia em que é lançado o desafio. Esse autor poderá ter nascido, morrido, casado, ganho um prémio, lançado o seu primeiro livro, etc… nesse dia (como já devem ter reparado vou basear-me essencialmente em nascimentos e mortes, mas podem haver surpresas). E nos dias seguintes enquanto ninguém descobrir quem é o autor ser-vos-ão dadas novas pistas sobre o autor em questão.

A escolha dos autores tem apenas 2 critérios: a data e o facto de todos eles terem pelo menos um livro editado em Portugal (mesmo que seja muito, muito antigo). Fora isso posso vir a escolher autores recentes ou há muito falecidos, com vários bestsellers ou desconhecidos da maioria, romancistas ou poetas, excelentes ou menos bons, com dezenas de livros publicados ou acabados de lançar o primeiro livro, ou até mesmo personalidades que não sendo escritores de profissão tenham livros editados...

Passemos então às diferenças. Para dinamizar um pouco mais os desafios, encurtei o nº de pistas que passam a ser apenas 7. Retirei a pista nº 1 pois está subentendida no título do desafio, a nº 5 porque acabava por ser repetitiva com a nº 6 e agrupei a 7 e 8 numa pista só. As pistas passam agora a ser as seguintes:

Dia 1 - Homem ou Mulher
Dia 2 - Vivo ou Morto
Dia 3 - País em que nasceu

Dia 4 - Primeira frase de um livro ou citação do autor
Dia 5 - Qual a efeméride ocorrida e em que ano
Dia 6 - Foto distorcida do autor

Dia 7 - Pista geral sobre biografia/prémios recebidos/livros que escreveu

Repararam que as pistas estão agrupadas? :) 

Pois essa é a outra novidade deste segundo Aconteceu a… os pontos atribuídos vão variar consoante a pista em que acertarem. Assim as pistas 1/2/3 valem 3 pontos, as pistas 4/5/6 valem 2 pontos, e se acertarem apenas na pista 7 só ganham 1 ponto (mas não creio que cheguemos lá).

Para participarem neste novo desafio continuam a ter de ser seguidores do blogue, seja através do Blogger, do Facebook ou Google+.

Quando acharem que descobriram quem é o autor mistério deixam um comentário com o nome do autor, no post com a última pista que tenha sido deixada até então sobre esse autor. Atenção que só podem participar uma vez em cada desafio, ou seja se responderem logo no primeiro dia e errarem, já não podem voltar a participar nesse desafio.

Se seguirem o Nefertari e os Livros pelo Blogger ou pelo Google+ basta deixarem o comentário e no campo “Comentar como” escolherem o vosso nome de seguidor.

Se seguirem o blogue apenas pelo Facebook, no campo “Comentar como” alteram para a opção Nome/URL :











No campo Nome colocam o vosso nome no Facebook e no campo URL o endereço:












Quando um ou mais participantes acertarem no autor mistério o desafio encerra e em breve será lançado novo desafio.

O primeiro participante a responder corretamente ganha os pontos relativos à pista em que acertou. Os pontos ganhos nos desafios irão acumulando e no final do trimestre será atribuído um prémio surpresa (em breve deixo pistas) ao participante com mais pontos acumulados.

Regras
Apenas uma participação por seguidor em cada desafio
Obrigatório ser seguidor do blogue (blogger, facebook ou google+)
Participações de utilizadores anónimos, de seguidores que já responderam a esse desafio e de não seguidores serão eliminadas.
Só são aceites participações de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
O envio do prémio será realizado pelo blogue que não se responsabiliza por eventuais extravios dos CTT.

Boa sorte...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt