terça-feira, 20 de maio de 2014

Aquisições - Semanas 18, 19 e 20

Esta rubrica das aquisições esteve parada, no entanto adianto desde já que não foi por me ter controlado nas compras, muito pelo contrário. Apenas sofri do meu mal habitual... falta de tempo. Mas agora que já estou um pouco mais desocupada consegui por os meus ficheirinhos em ordem e vou deixar-vos a lista que não é pequena. Entre promoções do Dia Mundial do Livro, trocas no WinkingBooks e 2 ofertas foram umas semanas muito recheadas de novos inquilinos pelo que vou ter de dividir este post em 2...

Verão 
J.M. Coetzee 
Sinopse: Um jovem biógrafo inglês trabalha num livro sobre o falecido escritor John Coetzee. O seu projecto é concentrar-se nos anos entre 1972 e 1977, época em que Coetzee, então na casa dos 30, compartilhava com o pai viúvo uma degradada casa rural nos arredores da Cidade do Cabo. Trata-se, segundo o biógrafo depreende, do período em que aquele estava "a apalpar terreno como escritor".
Sem nunca ter conhecido pessoalmente Coetzee, abalança-se a uma série de entrevistas a pessoas que foram importantes para ele: uma mulher casada com quem teve um caso, a sua prima preferida, Margot, uma bailarina brasileira cuja filha teve aulas de Inglês com ele, e velhos amigos e colegas. A partir dos seus testemunhos surge um retrato do jovem Coetzee como um indivíduo desajeitado e livresco, dotado de pouco talento para se abrir com os outros. No seio da família é visto como um forasteiro, alguém que tentou fugir da tribo e que agora voltou, mais contido. Na África do Sul da época, a sua obstinação em fazer trabalhos braçais, o cabelo e a barba crescidos e os boatos segundo os quais escreve poesia, não suscitam outra coisa que não a desconfiança. 
Ora comovente, ora francamente divertido, Verão mostra-nos um grande escritor em pleno aquecimento para o seu trabalho. Verão completa a trilogia de memórias ficcionadas que se iniciou com Boyhood e Youth.

A Leste do Paraíso 
John Steinbeck 
Sinopse: A Leste do Paraíso, relata, sob a forma de um grande «fresco histórico», a vida de várias gerações de duas famílias californianas, os Trask e os Hamilton, de 1860 a 1920. Nas palavras do próprio autor: «O assunto é o mesmo que cada homem tem utilizado como tema: a existência, o equilíbrio, a batalha e a vitória, na eterna guerra entre a sabedoria e a ignorância, a luz e a treva, o bem e o mal».









Viagem ao Fundo de um Coração 
William Boyd 
Sinopse: Qualquer vida é, à vez, vulgar e extraordinária, mas a de Logan Mountstuart - vivida desde o início do século XX - contém mais do que a sua quota-parte de ambas. 
Como escritor que encontra inspiração em Paris e Londres, como espião traído durante a guerra e como marchand de arte na Nova Iorque dos anos sessenta. Logan convive com as pessoas influentes da sua época. Mas como filho, amigo, amante e marido, comete os mesmos erros que todos cometemos na nossa busca da felicidade. Aqui fica, então, a história de uma vida vivida em pleno - e uma viagem ao fundo de um coração muito humano.





Três Verões 
Julia Glass 
Sinopse: Neste romance cativante, Julia Glass descreve a vida e os amores da família McLeod durante três Verões cruciais, ao longo de uma década. Depois da morte da mulher, Paul McLeod, patriarca de uma família escocesa, e proprietário e editor reformado de um jornal, participa numa viagem guiada à Grécia. A sua partida da casa familiar, na Escócia, e aquele gesto tardio de libertação, abrem caminho à vida de Fenno, o filho mais velho. Fenno protege os seus sentimentos colocando-se em quarentena emocional durante toda a sua vida como jovem gay, em Manhattan. Quando regressa a casa para o funeral do pai, este isolamento emocional não pode ser mantido e ele é confrontado com uma escolha que o põe no centro da família e do seu futuro.
Três Verões é um romance sobre o modo como vivemos e sobre como os laços familiares - os que nós fazemos e os que já nascem connosco - podem oferecer redenção e alegria.
A Guardiã dos Sonhos 
Rani Manicka 
Sinopse: Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia. A vida atribulada de quatro gerações de mulheres.
Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia do século XX – um mundo sensual e exótico, povoado de mitos e magia, de deuses e fantasmas – unem-se numa sábia combinação de tradição e realismo mágico para contar uma história de riso, perda, amor e traição, que é, no fundo, o relato da vida atribulada de quatro gerações de mulheres.
Lakshmi é uma jovem de apenas catorze anos quando é obrigada a deixar o Ceilão, onde nasceu e viveu até então, para se casar com um homem bastante mais velho. Cinco anos depois, Lakshmi tem já cinco filhos e, não obstante a sua idade, apercebe-se de que terá de ser ela própria a construir o seu futuro. Implacável na sua determinação, tornar-se-á na admirável matriarca da família. Os seus filhos e filhas, com as suas distintas personalidades e percepções da história, vão configurando a saga familiar, que alterna momentos de alegria e dor, como os vividos aquando da cruel invasão japonesa, que deixará indeléveis cicatrizes em todos eles. Nisha, a neta, será quem finalmente irá reconstruir o mosaico da história familiar e o legado de Lakshmi, a Guardiã dos Sonhos, para nos oferecer uma complexa e sensual trama de sentimentos e vivências que atravessa a vida de quatro gerações.

Regressar a Casa  
Rose Tremain 
Sinopse: Lev, um homem ferido pela vida, parte da Europa de Leste para a Grã-Bretanha, à procura de um recomeço para si e para a sua família.
Perseguem-no as memórias dolorosas da mulher falecida, da filha de cinco anos e do extravagante amigo Rudi, que sobrevive, sonhando com o Ocidente.
Em Londres, vagueando pelas ruas hostis e pelos pubs tribais daquela estranha cidade, encontra a promessa de amizade, amor, dinheiro e uma nova carreira.
Mas a voz da filha habita o coração e a mente de Lev, e fá-lo duvidar se conseguirá realmente pertencer a algum lugar.

Tenho medo, Papá. Quando voltas para casa? Quando?


Memória de Tubarão 
Steven Hall 
Sinopse: Um homem acorda num quarto desconhecido sem saber quem é. Ao olhar pela janela, o mundo parece-lhe um lugar deserto e surreal. Depois encontra um documento, onde está um nome, uma fotografia. Olha-se ao espelho e confere. Aquele estranho que o olha do outro lado é, portanto, ele próprio. Uma carta ali deixada sugere-lhe que contacte uma psicóloga, que o ajudará a perceber a situação. A Dra. Randle informa-o de que ele sofre de um choque traumático na sequência da morte da namorada, três anos antes, que se traduz por uma amnésia dissociativa, com surtos de amnésia recorrentes. Eric, desorientado, tenta recomeçar uma vida nova, porém um dia em que está sentado diante do ecrã de televisão é atacado por uma criatura poderosíssima que o arrasta para um tempestuoso mar negro... Memória de Tubarão é um livro cheio de surpresas, uma aventura implausível, delirantemente imaginativa, divertida e inteligente, tanto quanto um romance que reflecte sobre o amor e a perda, e a frágil construção da nossa identidade. Um thriller psicológico que foi recebido com grande entusiasmo e que tem sido considerado um grande teito literário, ao nível de Paul Auster ou Murakami, e comparável a filmes como Memento e The Matrix. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recomendo

2666 - www.wook.pt

1Q84 - www.wook.pt

Wolf Hall - www.wook.pt

Na whislist


O Revisor - www.wook.pt

A Escriba - www.wook.pt